5 coisas que não devemos fazer enquanto pedalamos

Sentar no selim da nossa bike e curtir os lugares e as pessoas é muito show, mas temos que ter alguns cuidados sobre o que não devemos fazer enquanto pedalamos.

Nesse post comentarei brevemente sobre 5 coisas que nós ciclistas iniciantes e intermediários não devemos fazer.  Aqueles segundos de bobeira podem acabar com  nosso pedal, com dos nossos amigos e nos deixar de molho machucados por alguns dias. E galera, qualquer tombo, mesmo os pequenos podem machucar.

A seguir, na minha opinião, alguns dos cuidados que devemos ter durante o pedal.

Celular.

Não é aconselhável atender ligações enquanto pedalamos, nem mesmo usando fone de ouvido, a ligação acaba virando uma distração. As mensagens são ainda piores, porque seu foco muda para a tela durante um tempo ainda maior. Deixe o celular apitar e simplesmente curta o que se propôs fazer, pedalar.

pedalando e falando no celular

Todos nós o carregamos para marcar nossa atividade num App, curtimos tirar foto com nossa galera, fazer self e tirar foto dos lugares. Mas tudo isso deve ser feito quando estivermos totalmente parados.

Fica uma dica… Nosso país vive um crescimento de violência muito grande em todos os lugares, então quando for tirar uma foto, principalmente se estiver sozinho, certifique-se de não correr o risco de ser assaltado.

Fone de Ouvido.

Num primeiro momento parece ser algo bem sugestivo e relaxante curtir um som enquanto pedalamos.

Mas isso também não é recomendado, ainda mais que na maioria das vezes precisamos pedalar em meio ao trânsito, pois ainda não existem muitas ciclovias no nosso país.  Aí, curtir aquele som bacana acaba se tornando algo extremamente perigoso. Pode ser que algum carro, moto ou caminhão buzine ou alguém grite tentando te alertar de algum perigo e você não ouça.

fone de ouvido

Já vi casos de ciclistas que colocam fone somente no ouvido direito, deixando o ouvido esquerdo livre para ouvir o que acontece em volta. Sinceramente? Também não acho uma boa idéia, concentre-se naquilo que está fazendo.

Deixe pra curtir o som que você gosta no momento certo, seja num churrasco com os amigos do seu grupo ou em casa depois do pedal.

Bolsa de Quadro e Guidão para Celular.

Essas bolsas são produzidas para guardar diversas coisas tais como: ferramentas, documentos, kit remendo entre outras coisas. E isso é muito bom. Mas é preciso ter cautela.

Então não é aconselhável utilizar esse tipo bolsa? Sim, é. Basta que se tenha o devido cuidado de não ficar respondendo mensagens e ficar mexendo no aparelho enquanto você pedala. Esse modelo de bolsa permite usar o touch do celular, portanto curta seu pedal com segurança e utiliza seu smartphone quando estiver parado.

mexendo celular bolsa de quadro

O ideal é utilizar as bolsas que vão embaixo do selim. Nelas também é possível carregar suas ferramentas, câmaras reserva e etc e com a grande vantagem de não tirar seu foco do pedal para o celular. E acredite, quando chega mensagem ou telefone toca, sempre olhamos.

Mãos Fora do Guidão

Sempre vejo pessoas pedalando sem as mãos no guidão, e galera, chega dar um ruim só de ver essas cenas. É muito perigoso.

Vamos imaginar que você esteja pedalando sem as mãos no guidão e subitamente precise desviar de algo, ou frear rápido porque alguém está passando na sua frente. Ou ainda pode ocorrer do guidão virar sozinho. Qual seria sua reação?

pedalando com as mãos fora do guidão

Provavelmente nenhuma, porque você não terá tempo de voltar com as mãos no guidão, desviar e/ou acionar os freios. Você vai cair, vai se machucar e também pode acabar machucando alguém.

Tenho visto com bastante frequência nas redes sociais, ciclistas que usam uma das mãos para segurar o guidão e a outra para tirar a self. O problema não é fazer a self, mas sim fazê-la pedalando.

Ciclistas profissionais as vezes pedalam sem as mãos no guidão, geralmente em comemoração quando se ganha uma prova. Não acho correto, mas eles são profissionais, tem total domínio da bike, sabem quando e onde podem fazer isso.

E salvo algumas exceções onde ciclistas PNE (portadores de necessidades especiais), têm suas bikes modificadas e são grande exemplos de força, de fé, de superação e de dedicação ao ciclismo, como o caso de Marcelo Graciano.

marcelo graciano ciclista pne

Portanto, não tente pedalar seu uma ou sem as duas mãos, cuide da sua segurança.

Pedalar de Chinelo

Mesmo em trajetos curtos, mesmo pedalando devagar, acredito que o chinelo não sejam uma boa opção.

Como em qualquer modalidade esportiva, o ideal é utilizar calçado apropriado, seja um tênis ou uma sapatilha para ciclismo.

pedalando de chinelo

E para quem já utiliza a sapatilha, sabe que pedalar de chinelo é pior ainda, pois o pé escorrega bastante sobre o pedal de encaixe, por ele ser pequeno e inapropriado para isso. A não ser que o pedal de encaixe tenha aquela plataforma onde de um lado pode ser usado um tênis normal, e do outro pode ser usado a sapatilha.

pedal encaixe shimano

Pedalar de chinelo por exemplo, além de não te dar um bom rendimento é muito ruim para a sua segurança.

Caso o chinelo escorregue, seu pé pode entrar na corrente da bike, pode bater no chão, causando ferimentos graves e prejudicando seu pedal.

A Shimano tem sandálias que podem inclusive ser usadas no pedal de encaixe. Sandálias e Croc´s quando utilizadas, devem sempre estar presas pela alça no seu calcanhar para evitar que se soltem.

O melhor e mais seguro é pedalar com sapatilhas próprias para ciclismo, clipadas em pedais de encaixe, o ideal é usá-las quando já estiver um tempo de pedal, quando já conhecer já tiver mais domínio da bike. Leia +  Pedalar de Sapatilha.

Aqui nesse artigo comentei sobre 5 coisas que não devemos fazer enquanto pedalamos.

E se de alguma maneira esse artigo tirou suas dúvidas e te ajudou, curta, comente e compartilhe com seus amigos, compartilhe com seu grupo de pedal.

Bom pedal e fiquem com Deus.

3 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *