Ansiedade Pra Pedalar? Use sua Mente a seu Favor…

Ansiedade Pra Pedalar? Use sua Mente a seu Favor…

Usar minha mente a meu favor, como? Sabe aqueles pensamentos horas antes do pedal? Vixi, amanhã vamos passar por uma subida muito íngreme, tem aquela decida chata, não consigo acompanhar aquele grupo, ver a previsão do tempo um dia antes do pedal? Pois é, tudo isso gera sentimentos bastante desagradáveis.

E mesmo no seu pedal do dia-a-dia e finais de semana, você pode usar sua mente a seu favor.

O que é Ansiedade?

De uma maneira geral, ansiedade pode ser definida como um estado psíquico que antecede momentos de perigo. Podendo ser real e/ou imaginário.

Ela vem acompanhada de sintomas físicos  um tanto quanto desagraveis, tais como: respiração acelerada e curta, dores no estômago, diarreia, sudorese, mãos úmidas, formigamento, agitação entre outras.

Estar ansioso mostra para o seu corpo que você pode estar em situação de perigo, consequentemente o cérebro capta essa informação e diz que você precisará estar preparado para fugir antes que algum mal aconteça.

E sabe o que é mais engraçado? Nosso cérebro não sabe diferenciar imaginação e realidade. Isso te dá uma grande vantagem, já que você tem poder de escolher os seus pensamentos.

o cérebro não diferencia real do imaginário
Imagem Meramente Ilustrativa

O foco do perigo antecipado pode ser externo (está no ambiente), ou interno (que são nossos pensamentos, nossas crenças). Dentro de certos limites, ela é normal e útil.

Ela nos incita a procurar soluções positivas, mas infelizmente as vezes atinge um patamar muito elevado a ponto de nos paralisar.

Infelizmente a ansiedade só vai atrapalhar seu rendimento físico e mental, e existem exercícios bastante simples que podem te ajudar muito. Vamos ver

Dicas…

Medo excessivo de alguma coisa durante o pedal? Relaxe, vou deixar aqui uma técnica para usar sempre que estiver muito ansioso. Leve também isso para sua vida pessoal e profissional.

P – pare;

E – estacione num local seguro;

D – descanse, inspire e expire para oxigenar seu cérebro;

A – alimente-se;

L – lembre-se de coisas boas;

E – empodere-se e volte a pedalar;

Essas construções nada mais são que situações, palavras e atitudes que não condizem com a realidade. Sabe aqueles momentos em que nossa ansiedade vai a milhão porque estamos longe de casa, ou por causa de uma subida íngreme?

Então, nesse momento imagine o benefício que você terá quando isso passar, como por exemplo uma bela paisagem, sua casa, um belo lugar para tomar um caldo de cana e etc.

ansiedade de subida
Recompensa do local.

Outra forma interessante de literalmente passar sua mente pra trás é fazer o seguinte: vamos supor que você passe por algo desagradável, isso poderá de alguma forma te bloquear ou até dar um certo receio para continuar pedalando.

Crie na sua mente um final diferente para esse acontecimento, lembra que nossa mente não distingue real do imaginário? E continue pedalando. Você é o protagonista da sua pedalada.

Uma maneira bem eficiente para regularizar sua ansiedade é fazendo exercícios de respiração. Respire de maneira longa e lenta, pratique yoga e meditação (meditação é excelente porque nos liga no tempo presente).

Pessoas ansiosas ainda estão muito ligadas ao passado e pensam exageradamente no futuro. Além disso o auto conhecimento é essencial.

Esse distúrbio traz péssimos resultados para nossa performance, a mente fica acelerada e o corpo perde rendimento. Ai o que era para ser diversão vira uma grande angústia e o pedal planejado se torna uma grande frustração.

Onde está seu Foco?

Quando se está muito ansioso é super normal que seus pensamentos sejam negativos e o foco vá para situações onde estará com medo, nesse momento lembre-se da técnica P.E.D.A.L.Ee mude seus pensamentos.

Por exemplo: não curto pedalar com um grupo com muitos ciclistas pois me sinto inseguro(a).  Pense que isso será uma grande oportunidade de conhecer pessoas e informações do ciclismo.

Esse mesmo evento pode te trazer inúmeros benefícios, é só praticar e focar em pensamentos positivos. Quanto mais treina sua mente, melhor ela fica, quanto mais positivos forem seus pensamentos, mais ela vai querer manter esses pensamentos.

ciclista com pensamentos positivos
Pensamentos Positivos e Foco

Outra dica é: quando um pensamento negativo vier, dê nome a ele e repita. Por ex: Oi pensamento…(nome) obrigado pensamento…(nome) tchau pensamento…(nome). Parece algo insignificante, mas funciona muito.

Ou seja, você pode escolher que ele permaneça na sua mente ou que ele simplesmente suma. Vamos ver como funciona seu foco.

O que é o S.A.R?

Existe uma pequena parte no nosso cérebro chamada S.A.R (Sistema de Ativação Reticular) e ela é responsável por filtrar toda informação que processamos durante o nosso dia. Essa ferramenta super poderosa está a nossa inteira disposição e pode ser direcionada para o nosso sucesso.

O S.A.R só permite entrar no nosso cérebro a informação que nós dissermos ser  relevante. Veja como funciona…

Quando você foca sua atenção em algo, por exemplo, uma bike nova, essa informação sera anexada ao S.A.R e derrepente você sai e todo lugar que olha tem exatamente o modelo que deseja.

Elas não aumentaram nas ruas como um passe de mágica, elas sempre estiveram lá, mas agora você consegue vê-la porque seu foco esta nessa bike.

mtb dos sonhos
Bike dos Sonhos

Então coloque foco nos seus objetivos, no que realmente deseja e use isso em seu benefício. Alimente o seu S.A.R com aquele desejo doido de fazer um pedal mais longo (busque sempre equilíbrio), de conhecer determinado local ou o que fizer sentido pra você.

Nós não temos controle sobre o meio que vivemos, mas podemos escolher nossos pensamentos, foque no que te move, no que te faz feliz, foque naquele tão sonhado pedal e faça.

Se em todo momento você pensar em situações negativas, de julgamentos, de insatisfação, de noticias trágicas e de pedais ruins você estará direcionando sua vida para viver justamente isso que alimentou o seu S.A.R. Seus pensamentos negativos irão atrair pessoas negativas.

É isso que você quer da sua vida? O que pode fazer para mudar isso e curtir? Vá para o futuro, imagine-se realizando o tão sonhado pedal, tudo de acordo com o que planejou. O que sentirá?

Pratique pensamentos positivos diariamente, isso vai te levar a níveis jamais imaginados.

O artigo fez sentido pra você? Então comente aqui embaixo e compartilhe com o máximo de pessoas que conhece.

Bom pedal e fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *