Bar End e Clipe de Guidão.

Bar End, são na verdade aqueles  “chifrinhos”  que ficam nas extremidades do guidão da bike. São utilizados em bikes da modalidade Mountain Bike.

Se traduzirmos ao pé da letra do inglês para o português, “bar” quer dizer – guidão e “end” quer dizer – fim.

Bar End Ergonômico
Bar End Ergonômico.

Vale a pena usá-lo na minha bike?

Bem, na verdade tudo depende do tipo de pedal que pretende fazer. Cada ciclista tem sua opinião e seu ponto de vista quanto ao uso dos “bar end”. Alguns nunca usaram, outros com o passar do tempo viram a necessidade de usar e colocaram o acessório na bike. E tem também aqueles ciclistas que usavam o bar end, mudaram seu estilo de pedalar e ele foi retirado. Ou seja, é algo bem pessoal.

Ele tem seus prós e contra.

Em subidas íngremes são extremamente eficientes, pois o ciclista tem a oportunidade de potencializar sua força,  resultando em um melhor desempenho e também uma cadência mais constante.

Pedal longo – pra quem curte essa modalidade de pedal, o bar end é um aliado super importante, porque ele coloca o ciclista numa posição de descanso. Ele previne dormência nas mãos e nos dedos e também ajuda a relaxar os ombros. É excelente para prevenir futuras lesões dos tendões, pois nesse tipo de pedal fica-se muito tempo na mesma posição.

Contra

Sua bike vai ficar algumas gramas mais pesada e para alguns ciclistas o bar end acaba estragando um pouco a estética da bike, deixando-a um pouco mais…esquisita.

Em trilhas mais travadas, ele pode ser tornar seu inimigo, galhos e cipós podem enroscar no acessório e te levar ao chão. É preciso ter precaução quando entrar nas trilhas.

Galera, vale lembrar que não se deve apoiar todo o peso do corpo no bar end. Principalmente quando estiverem fixados em guidões de alumínio e carbono. As paredes desses tipos de guidão são mais finas, dependendo da força e pressão que se exerça sobre o bar end o guidão pode até quebrar. Eles são fixados externamente por 1(um) parafuso.

Modelos mais indicados

Atualmente existem vários modelos disponíveis no mercado. Existem os de alumínio, os anatômicos e até mesmo aqueles que já vem integrados com as manoplas.

O mais utilizado, até mesmo pelo custo x beneficio, são os anatômicos,  eles são pequenos, emborrachados e são muito confortáveis. Esse modelo custa em média R$ 50,00.

Bar End Anatômico Emborrachado.
Bar End Anatômico Emborrachado.

A manopla ergonômica com bar end integrado também é uma boa opção, porque ela oferece uma melhor pegada e conforto na pedalada. Evita dores indesejáveis tanto nos pedais mais curtos quanto nos mais longos. A Elleven tem esse acessório com um excelente custo x benefício, custa em média R$ 55,00.

Manopla com Bar End Integrado.
Manopla com Bar End Integrado.

Existem também alguns modelos de bar end que são fixados com expander. O expander é um pino que vai dentro do guidão e conforme aperta o parafuso ele se expande e se fixa. Geralmente este modelo é mais utilizado em guidão de ferro.

bar end de expander
Bar End de Expander, utilizado em guidão de ferro.

A instalação do Bar End é bastante simples, mas meu conselho é: procure uma loja especializada e peça para um profissional instalar e regular a altura ideal do acessório e consequentemente das alavancas dos freios e câmbios. E lembre-se, a regulagem ideal é que os seus pulsos estejam alinhados ao seu antebraço.

Posição Correta Bar End.
Posição Correta Bar End.

A maneira correta de usá-lo é bastante simples. Basta apoiar a palma das mãos na ponta do guidão, onde está instalado o bar end, e segurá-lo com o dedo polegar. (Foto acima).

Fica a dica… nunca utilize o bar end nas descidas, dependendo da situação pode ser que não haja tempo de tirar as mãos deles e chegar aos manetes do freio.

Clipe de Guidão.

Já vi algumas bikes MTB com esse acessório e acho que ele acaba se tornando um tanto quanto contraditório.

Esse tipo de acessório é indicado para bikes de estrada, já que o ciclista fica numa posição mais arqueada afim de alcançar mais velocidade. Numa MTB, se o ciclista estiver apoiado no clipe e passar num buraco, ele não terá tempo de acionar os freios e o tombo é certo.

Clipe Guidão para MTB
Clipe Guidão para MTB.

O clipe atrapalha a dirigibilidade da bike, atrapalha a segurança do ciclista e em casos de viradas mais bruscas ele não é nada funcional.  Nas bikes de triathlon, as alavancas de câmbios e freios estão inseridas no clipe,  gerando mais segurança ao ciclista, já que ele tem todos os controles da bike nas mãos.

Na minha opinião esse acessório não é indicado para as MTB´s. Caso tenha o desejo de alcançar velocidades, de só girar no asfalto, talvez seja preciso rever seus conceitos e trocar de modalidade e de bike.

Nesse artigo tratamos das vantagens e desvantagens do uso do bar end e do clipe de guidão. E se este artigo de alguma maneira te ajudou e esclareceu suas dúvidas, comente e compartilhe.

Sua segurança sempre em primeiro lugar.

Bom pedal e fiquem com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *