Circuito Costa Verde e Mar, Pedale essa Aventura…

O litoral catarinense é com certeza um dos mais belos do nosso país. Além de ser um destino paradisíaco, Santa Catarina tem o clima subtropical úmido e os verões não são tão quentes. O cenário é repleto de montanhas, matas preservadas, rios e cachoeiras.

Ingredientes perfeitos para criar o Circuito Costa Verde e Mar, o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil. Foi criado para desenvolver o turismo de forma sustentável e regionalizada.

pedal em meio a natureza
Pedal em meio a natureza.

A colonização é basicamente Açoriana (arquipélago transcontinental e um território autônomo da República Portuguesa), festas típicas e culinária portuguesa são encontradas na região. Existem também fortes influências da cultura italiana e alemã.

O trajeto percorre 11 municípios, sendo 7 deles pelo litoral, são cenários únicos, cidades de grande diversidade cultural, belas praias, infraestrutura para turistas e aventuras para amantes do ecoturismo, mergulho e pesca.

mapa do circuito costa ver e mar
Mapa do Circuito Costa Verde e Mar.

Ou seja, você vai pedalando e pode levar a família junto para curtir todos os demais atrativos. A região oferece a prática de surfe, caminhadas, caiaque, windsurf, vôos de asa delta entre outros.

Pensando em conhecer todas essas maravilhas naturais da região, um grupo de amigos de Foz do Iguaçu decidiu percorrer os 260 km do circuito.

inicio da viagem do grupo de foz em bal camboriu
Chegada em Santa Catarina.

Essa galera resolveu iniciar a aventura no marco zero na cidade de Balneário Camboriú e terminar a viagem no mesmo local, porém pode ser iniciada a partir de qualquer cidade, os trechos são todos interligados, o ciclista pode escolher o seu próprio roteiro. E o trajeto é todo sinalizado.

O circuito é todo dividido em trechos e a viagem completa dura 7 dias, mas claro tudo isso depende do seu tempo e do seu ritmo, como os ciclistas de Foz tem mais experiência e não dispunham de muito tempo, fizeram o circuito em menos tempo.

Trecho 1 – 32.5 Km de Distância

Itajaí até Balneário Piçarras.

Itajaí –  tem aproximadamente 174 mil hab. Nessa cidade é possível aproveitar o tempo para visitar cinemas, teatros, feiras de artesanato, exposições e turismo náutico. Conta também com um porto, sendo o segundo maior do Brasil em movimentação.

Navegantes – tem aproximadamente 73 mil hab. Terceiro maior centro de captura e beneficiamento de pescados da América Latina. Suas belas praias são ideais para prática do surfe.

Penha – tem aproximadamente 22 mil hab. São 19 praias em aproximadamente 30 km de orla. Tem o Beto Carrero World, que é o maior parque temático do mundo.

Balneário Piçarras – aproximadamente 22 mil hab. Tem uma das praias mais limpas de Santa Catarina, é palco de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Jet Ski, Festa Nacional do Mar, onde cultiva a tradição portuguesa. Excelente opção para cavalgadas, trilhas e pesca marítima.

Trecho 2 – 41.4 km de Distância

Balneário Piçarras até Luiz Alves.

Luiz Alves – aproximadamente 13 mil hab. É conhecida pela produção de aguardente e plantações de banana. Grutas com imagem de santos são outro atrativo da cidade.

Atenção: seja autossuficiente nesse trecho do circuito, leve ferramentas, lanche e peças de reposição. Nessa parte da viagem não existe muita opção de mercados.

Trecho 3 – 39.2 Km de Distância

Ilhota até Camboriú…

Trecho 4 – 35.8 Km de Distância

Camboriú – aproximadamente 74 mil hab. Imensa cadeia de montanhas. Repleta de hotéis, pousadas e estrutura para feiras e eventos. Famosa pelas cachoeiras, passeios ecológicos, esportes radicais e de aventura.

Trecho 5 – 30.9 km de Distância

Camboriú até Bombinhas.

Itapema – tem aproximadamente 46 mil hab. A cidade oferece locais para prática de esportes náutico, mergulho e pesca esportiva. É o terceiro local mais procurado de Santa Catarina pelos veranistas.

Porto Belo – aproximadamente 20 mil hab. Oferece praias limpas para banhistas, construções de origem açoriana, infraestrutura turística (hotéis, campings, pousadas) e restaurantes sofisticados. Conta também com casas noturna de renome.

Bombinhas – aproximadamente 15 mil hab. Possui mais de 30 praias. Bio adversidade marinha e de aves. É a única reserva marinha do sul do Brasil. Local perfeito para quem busca momentos de descanso.

Trecho 6 – 40.2 km de Distância

Bombinhas até Itapema…

Trecho 7 – 36.6 Km de Distância

Itapema…

Balneário Camboriú – aproximadamente 110 mil hab. É um dos principais destinos do Brasil, atrai investimentos nacionais e internacionais. Tem a Praia do Pinho, considerada a primeira no país em naturalismo. Famosa também pelo seu teleférico,  baladas noturnas e restaurantes e passeios de barcos pirata.

Itajaí…

Cada trecho tem um grau de dificuldade, porém você não precisa ser um exímio atleta para percorrer o circuito todo. Mas o ideal é que já esteja acostumado a passar várias horas pedalando. Em sua maioria os trechos são em estradas de terra e nas vias urbanas, fugindo assim do trânsito das Br´s.

Se tiver tempo, faça o circuito com calma e curta tudo o que a viagem oferece. Existem pousadas e hotéis em toda a rota. Respeite as leis de trânsito e pedale devagar.

O que levar?

Leve capa de chuva, adapte um bagageiro para levar a bagagem, indicado até 10kg, uma bolsa de quadro ou guidão para colocar o mapa, ciclocomputador, bike com relação de no mínimo 24V, pois é mais leve. Não se esqueça de levar caramanhola e bolsa de hidratação e hidrate-se com frequência.

Capacete, óculos, sinalização dianteira e traseira, luva e filtro solar. Câmara reserva, bomba, ferramentas e kit de remendo. Para maiores informações consulte o site do Circuito Costa Verde e Mar:  www.costaverdemar.com.br.

Comente e compartilhe o post com seus amigos.

Bom pedal e fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *