Devo usar “roupa intima” por baixo da bermuda? Descubra agora…

Devo usar roupa íntima por baixo da bermuda?

Vejamos…

Essa é outra dúvida que paira sobre a cabeça dos ciclistas iniciantes. Devo usar roupa íntima por baixo da bermuda de ciclismo?

A resposta espanta a maioria dos ciclistas, porque você não imagina que será… Não.

Se a resposta já soa estranho, imagina usar a bermuda sem absolutamente nada por baixo??!! Galera, isso não é um privilégio só dos homens, as mulheres também não devem usar nada.

Material da Bermuda…

As bermudas de ciclismo são confeccionadas em lycra. Esse tecido molda as curvas do seu corpo, como nossas roupas intimas não são produzidas com material próprio para ciclismo, as costuras, elásticos que as compõe acaba gerando desconforto e até machucando.

bermuda ciclismo
Bermuda Ciclismo – Imagem meramente ilustrativa.

Quando comecei pedalar não usava essa bermuda nem que me pagassem, eu achava muito estranho, e quando um amigo disse que além de tudo tinha que usar sem nada por baixo dai que não fiz questão de usar mesmo.

Aos poucos fui lendo sobre o assunto, conversando com quem já usava e então me rendi e comecei a usar, mas com cueca por baixo e mais uma bermuda casual por cima, pois tinha muita vergonha.

Com o passar do tempo fui me habituando com a ideia e gradativamente fui mudando. Aos poucos tirei a bermuda casual e depois a cueca, hoje é algo absolutamente normal e não importa onde vou, fico numa boa.

Se no início você ficar sem jeito de usar a bermuda de ciclismo, não se preocupe algumas marcas como Refactor e Barbedo já produzem bermudas casuais chamadas Free Ride e custam em média R$ 150,00.

Nunca usei esse modelo, mas quem usa garante que não tem incômodo algum, que é bem confortável. Mesmo sendo casual, não se esqueça, não se usa nada por baixo.

bermuda free ride
Bermuda Free Ride

Veja agora algumas dicas do que fazer para ir se acostumando com a ideia de como usar as bermudas de ciclismo.

Dicas…

O barato sempre sai caro, procure por algo confortável e que realmente proteja seus órgãos genitais durante o pedal. Não se preocupe, o fato de estar sem cueca e/ou calcinha, não quer dizer que vai te machucar. Uma boa bermuda custa em torno de R$ 130,00.  Geralmente as mais baratas não tem boa qualidade na forração.

Invista em bermudas com forro que medem em torno de 60mm e que tenham um avanço suficiente para proteger seus órgãos genitais, isso é para seu conforto e segurança.

Por melhor que seja o selim da sua bike, por melhor que seja a bermuda que comprou, sempre haverá um certo incomodo depois de ficar horas pedalando.

Cuidados…

Devido ao aumento da temperatura e da umidade do nosso corpo, temos a tendência de desenvolver em quantidade maior a ação de bactérias e fungos. Por essa condição a bermuda deve ser lavada logo após o uso. Galera não descuide da higiene pessoal, nosso suor também produz toxinas.

Toda roupa tem um prazo de validade e com as bermudas de ciclismo não é diferente. Fique atento ao desgaste da lycra, conforme ela laceia e esgaça, tende a ficar meio transparente.

Cuidado, afinal de contas você está sem as roupas íntimas por baixo. Você precisa cuidar e ver como o forro da bermuda se comporta. Por exemplo: antes pedalava 2 horas e não incomodava, agora pedala 1 hora e incomoda, talvez esteja na hora de trocar a bermuda.

No começo tudo parece muito estranho, as pessoas olham pra gente com certa estranheza, mas não ligue, a bermuda de ciclismo foi desenvolvida para nos dar vantagens, deixe os outros pra lá. E quanto mais você pedala mais perceberá quantos benefícios ela te traz.

Eu já fiz o teste de pedalar com cueca convencional e a costura machucou minha virilha. Num outro pedal usei cueca box e a costura acabou me incomodando na parte posterior (atrás) da coxa. E sem nada por baixo o incomodo é zero.

Já utilizei bermudas da Penks, Refactor 3XU, Barbedo e atualmente estou usando uma da Gelco, chamada Flex Gel. Ela é um pouco mais pesada que as demais, mas me adaptei muito bem a ela. Já estou utilizando ela a aproximadamente 1 ano.

Na hora de comprar sua primeira bermuda procure uma loja especializada, experimente, elas variam no tamanho, no corte e no tipo de forro. Sente numa bike usando a bermuda e veja como se sente.

O post tirou suas dúvidas? Tem algum amigo que tem dúvida? Comente e compartilhe com eles.

Fiquem com Deus e bom pedal.

4 Comentários



  1. Boa noite Rodrigo, fico muito feliz que tenha clareado melhor o assunto pra você.
    Qualquer dúvida estamos a disposição.
    Bom pedal e fique com Deus.

    Responder

    1. Boa noite Rodrigo, fico muito feliz que tenha clareado melhor o assunto pra você.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Bom pedal e fique com Deus.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *