Dicionário do Dicas – Letra C

Aqui no dicionário do Dicas você encontrará semanalmente posts com o significado de peças e acessórios que compõe a bike, é um glossário básico com termos técnicos e algumas dicas.

Nesse post alguns itens das letra C . Galera, junto com o dicionário do Dicas também será postado algumas marcas de bike e país de origem.

Vamos conhecer um pouco mais desse maravilhoso mundo das bikes?

Cabo de Aço – responsável pelo acionamento dos freios mecânicos, do câmbio dianteiro e do câmbio traseiro. Atualmente as pessoas tem procurado mais o freio hidráulico (acionados por óleo mineral) nas MTB´S, porque são mais precisos na frenagem

cabo de aço

Conduíte – conduz o cabo de aço aos freios e aos câmbios.  Também tem a função de protegê-los das impurezas. Um não funciona sem o outro. Quando apertamos o manete do freio, por exemplo, o cabo é puxado e o conduíte é empurrado, isso é feito ao mesmo tempo.

conduíte freio

Dica de Cabos e Conduítes – a cada 4 ou 5 revisões que fizer na sua bike troque o conjunto de cabos e conduítes, isso garante melhor desempenho nas trocas de marcha e frenagem.

Câmara – produzido em borracha é colocada entre o pneu e o aro, tem como objetivo principal gerar conforto e segurança ao ciclista exercendo também a função de absorver impactos. Existem 2 modelos, a válvula Schrader (bico grosso) também chamada de americana e a válvula presta (bico fino).

câmara pneu

Dica de Câmara – evite remendar a câmara muitas vezes, uma hora ela vai te deixar na mão. Elas tem que ser compatíveis com as medidas das rodas e dos pneus e alguns modelos de roda só aceitam câmara de bico fino.

Corrente –  peça formada por vários elos, responsável por transferir a força que o ciclista aplica à coroa e ao pinhão.

corrente de bicicleta

Dica sobre correntes – mantenha ela sempre limpa e lubrificada, pois a vida útil da relação da sua bike depende muito desse procedimento.

Calça Ciclismo – geralmente produzida em lycra, mantém a temperatura equilibrada. Tecido anti bactericida.

calça de ciclismo

Camisa Ciclismo – geralmente são confeccionadas em Dry Fit, seu tecido também equilibra a temperatura do corpo, tem proteção UV e também é anti-bactericida.

camisa de ciclismo

Conjunto de Ferramenta Canivete – jogo de chave para reparos rápidos durantes os passeios e as trilhas. Usualmente tem todas as chaves allen da bike e exitem modelos com sacador de corrente.

chave canivete bicicleta

Dica da Chave Canivete – invista numa com sacador de corrente porque a diferença de preço delas é razoavelmente barata, e ela pode salvar seu pedal, principalmente se estiver longe de casa.

Canote de Selim – componente da bike responsável por unir o selim ao quadro. Possibilita regulagem de altura que proporciona mais conforto e segurança.

canote de selim

Caramanhola ou garrafa  – recipiente plástico, pode ser térmico ou não, usado para o ciclista armazenar água para hidratação ou isotônico. Fixado no quadro da bike através de um suporte próprio.

caramanhola

Dica de caramanhola – independente de você morar numa região mais quente ou mais fria, hidrate-se sempre. Pelo menos a cada 15 minutos tome um gole de água. Invista numa caramanhola térmica, vale a pena, pois ela mantém o líquido gelado durante maior tempo.

Cassete ou K7 – faz parte da transmissão da bike. Conjunto de pinhões que ficam fixados na roda traseira. Podem ser compostos de 6,7,8,9,10, 11 e 12 pinhões. Para saber quantas marchas ou velocidade a bike tem é simples, basta multiplicar o número de pinhões na roda traseira pelo número de coroa no pedivela (peça onde são fixados os pedais).  Maior pinhão marcha leve, menor pinhão marcha pesada.

Por exemplo: 3 coroas no pedivela e 8 pinhões no cassete, resulta num total de 24 marchas.

cassete

Ciclo computador –  acessório fixado no guidão da bike para marcar sua velocidade média, tempo, odômetro total e parcial. Distância total e parcial. Alguns modelos já marcam batimento cardíaco, altitude e cadência. Ele tem um sensor magnético fixado aos raios e um imã fixado na suspensão, conforme a roda dianteira gira, o sensor capta as informações e mostra no ciclo computador. Tem com fio e wireless.

ciclocomputador

Dica do Ciclo Computador – na minha opinião o ideal é utilizar a versão wireless, porque o que vem com fio é passível de problemas devido a trepidação da bike e numa trilha, o fio pode enroscar num galho.

Cadência – é a forma que o ciclista encontra de manter o ritmo da pedalada de forma constante.

Câmbio Dianteiro – mecanismo responsável pela passagem da corrente nas coroas da bike.

câmbio dianteiro

Câmbio Traseiro – ou macaquinho como é conhecido em algumas regiões, tem a função de manter a corrente tencionada, para que ela se mova corretamente de um pinhão para o  outro.

câmbio traseiro

Dica dos Câmbios – mantenha-os sempre regulados,  os cabos e os conduítes devem estar sempre em bom estado, caso contrário isso vai  comprometer o bom funcionamento de ambos os câmbios. E não tente fazer isso em casa, procure uma loja especializada com um mecânico profissional.

Coroa –  peça que faz parte da relação de transmissão da bike, responsável pela passagem da corrente, fixada junto ao pedivela e o movimento central. Ao contrário do cassete, a maior coroa é a marcha mais pesada e a menor representa a mais leve.

coroa de bicicleta

Ciclovia –  espaço reservado para bikes, separada fisicamente do fluxo dos demais veículos. Essa separação pode ser feita de maneiras variadas:  através de muretas, meio fio, blocos de concreto entre outras coisas.

ciclovia

Ciclofaixa – é quando se tem uma faixa pintada no asfalto indicando um espaço para as bikes, não tem separação física. Geralmente é colocada olhos de gato ou tartaruga para separar do fluxo dos demais veículos.

ciclofaixa

Ciclorrota –  geralmente mapeada e sinalizada, indica uma rota. Na maioria das vezes esse caminho conduz o ciclista por ciclovias e ciclofaixas.

ciclorrota

 

Algumas Marcas de Bike

Caloi – Brasileira

Cannondale – America

Cervélo – Canadense

Colnago – Italiana

Columbia – Americana

Cube – Alemã

 

Gostou do post? Comente e compartilhe com seus amigos.

Bom pedal e fiquem com Deus.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *