Existe Diferença entre Bermuda Masculina e Feminina?

Tem Alguma Diferença entre Bermuda Masculina e Feminina?

Sim, existe diferença entre bermuda masculina e bermuda feminina. A diferença pode parecer bem sutil, mas existe. Claro que algumas bermudas femininas/masculinas tem suas características bem visíveis, como cor por exemplo.

Alguns ciclistas acreditam que as bermudas são todas unissex, porém não são. Mesmo existindo alguns fabricantes que fazem bermudas para ambos os sexos. Sendo na sua maioria inteira preta, sem detalhes de cor.

Bretelle:

Eu particularmente nunca usei e nunca senti a necessidade de usar, pelo menos na maneira que pedalo. Porém, conheço ciclistas que não trocam por nada, tudo é questão de costume e necessidade, acredito.

Mesmo os modelos de Bretelle masculino e feminino têm diferença. Vejamos as diferenças básicas entre eles:

Masculino – tem alças largas e ajuste vertical / horizontal

Feminino – possui contorno para ajustar ao busto, também pode ter painéis em mesh que funcionam como um top, em alguns modelos esse busto também pode ser removido.  Esse procedimento facilita a ida ao banheiro.

Forro da Bermuda:

Masculina – é mais alto na parte da frente, pois tem como objetivo maior proteção ao órgão sexual masculino. Também tem canaletas longitudinais para o períneo.

forro de bermuda de ciclismo masulino
Imagem Meramente Ilustrativa

Feminina – no sentido inverso o forro é mais curto, frente-trás, no centro sua superfície é mais regular, porém sem as canaletas encontradas no modelo masculino. Reduzindo assim a irritação das mulheres durante o pedal.

forro de bermuda de ciclismo feminina
Imagem Meramente Ilustrativa

Costuras da Bermuda: 

Masculina – geralmente as costuras são retas.

Feminina – geralmente tem algumas curvas, isso acomoda melhor o quadril. Nesse quesito, é comentado exclusivamente sobre a costura da cintura.

Comprimento da Bermuda:

Masculina – geralmente vai até bem próximo os joelhos.

Feminina – costumam ser mais curtas, normalmente vão até o meio da coxa. Vale lembrar que o comprimento da bermuda pode interferir no seu desempenho, por exemplo: uma bermuda muito curta pode ficar raspando no selim, causando assim irritação e até mesmo machucar.

Grips da Bermuda:

Masculina – normalmente são bem apertas, dessa maneira evita que a bermuda saia do lugar durante a pedalada.

Feminina – geralmente são mais flexíveis, já que tem como objetivo trazer mais conforto a ciclista.

Independente de qualquer diferença, independente de modelo ou marca, a melhor maneira de fazer a compra certa é experimentando. Procure por marcas mais conceituadas como Barbedo, FreeForce, Curtlo, por exemplo. Elas são um pouco mais caras, mas a qualidade é melhor do que outras marcas do mercado.

Se você está iniciando no ciclismo, lembre-se, não se usa roupa íntima com bermuda de ciclismo, por isso lave sempre sua bermuda após o uso. Dê preferência a usar camisa e bermuda de ciclismo, isso faz muita diferença.

Se fez sentido pra você, comente, compartilhe com seus amigos.

Bom pedal e fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *