Legislação que Rege Transporte de Bikes…

Legislação que Rege o Transporte de Bikes:

O transporte na parte externa de veículos é permitido e regulamentado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A Resolução 349 de 17 de maio de 2010 foi adotada devido ao aumento do número de bikes sendo transportadas pelas ruas e estradas dos nosso país.

Resolução do Contran:

“Art. 4º – Nos casos em que o transporte eventual de carga ou de bicicleta resultar no encobrimento, total ou parcial, quer seja da sinalização traseira do veículo, quer seja de sua placa, será obrigatório o uso da régua de sinalização;

§ 1º – Régua é o acessório com características físicas e de forma semelhante a um para-choque traseiro, devendo ter no mínimo um metro de largura e no máximo a largura do veículo, excluídos os retrovisores, e possuir sistema de sinalização paralelo, energizado e semelhante em conteúdo, quantidade, finalidade e funcionamento ao do veículo em que for instalado.

Régua de Sinalização. Necessário Engate para ligar Tomada. Preço Médio Sugerido, R$ 180,00.

§ 2º – A régua de sinalização deverá ter sua superfície coberta com faixas refletivas oblíquas, com uma inclinação de 45 graus em relação ao plano horizontal e 50,0 +/- 5,0 mm de largura, nas cores branca e vermelha refletiva, idênticas às dispostas nos para-choques traseiros dos veículos de carga.

§ 3º – A fixação da régua deve ser feita no veículo, de forma apropriada e segura, por meio de braçadeiras, engates, encaixes e/ou parafusos, podendo ainda ser utilizada a estrutura de transporte de carga ou seu suporte.

§ 4º – A segunda placa de identificação será lacrada no centro da régua ou na parte estrutural do veículo em que estiver instalada (para-choque ou carroceria), devendo ser aposta em local visível na parte direita da traseira.

§ 5º – Fica dispensado da utilização da régua o veículo que possuir extensor de caçamba, no qual deve ser lacrada a segunda placa.

§ 6º – Extensor de caçamba é o acessório que permite a circulação do veículo com a tampa do compartimento de carga aberta, de forma a impedir a queda da carga na via, sem comprometer a sinalização traseira.”

extensor de caçamba para carregar bicicletas.
Extensor de Caçamba. Preço Médio Sugerido R$ 600,00.

Fique atento, principalmente quando for viajar. Acomodar sua bike da forma incorreta pode causar multas e acidentes.

Bom pedal e fique com Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *