Luvas de Ciclismo. Será que Preciso Usar?

Luva de Ciclismo…

Quem não lembra daqueles super tombos de bike quando criança? Pois é, hoje não podemos nos dar ao luxo de cair e ficar em casa de boa, até mesmo porque no dia seguinte tem que trabalhar.

Por conta do nosso instinto, quando caímos da bike a primeira parte do corpo que toca o chão é a nossa mão, e o pior de tudo é que é a palma da mão que mais sofre.

Aí você já consegue imaginar como é importante o uso de luvas, mesmo que não goste, que acha que vai incomodar,  com o tempo vai ver que não atrapalha em absolutamente nada.

Existem dois modelos de luvas de ciclismo, as de meio dedo, que são as mais utilizadas e as de dedo inteiro. Agora surgiu no mercado um modelo que não indico pra ninguém usar, que é uma luva de dedo inteiro com Touchscreen na ponta dos dedos indicadores.

Galera pedalar e celular never, não rola, é perigoso. Celular e bike só quando estiver parado. Fica a dica.

Imagens Meramente Ilustrativas – Luvas Touchscreen

As luvas de dedo inteiro tem uma área de proteção maior e são mais utilizadas no frio, são bastante usadas em trilhas técnicas, até mesmo porque trajetos de trilhas são cheios de galhos e pedras. Elas esquentam mais e acabam limitando também a mobilidade.

Imagens Meramente Ilustrativa – Luvas Dedo Inteiro

As luvas de meio dedo protegem menos, esquentam menos, mas te dão mais mobilidade, são muito utilizadas para o MTB (Mountain Bike) recreativo, casual e cicloturismo.

É óbvio que quando pedalamos iremos transpirar bastante e as luvas não deixam que o suor dos seus braços desçam até as manoplas, evitando assim que suas mãos escorreguem. Você não vai querer suas mãos lisas e sua bike passando por um buraco né?! Isso é tombo certo, pedale com segurança.

Imagem Meramente Ilustrativa – Luva Meio Dedo

Alguns ciclistas são um pouco tensos e ansiosos nos primeiros km, principalmente quando está iniciando, com isso podem apertar as manoplas mais do que o necessário. As luvas evitarão calos e até a dormência e formigamento, resultado da pressão das mãos sobre as manoplas.

Caso esteja utilizando as luvas e mesmo assim as mãos estão dormentes, provavelmente existe algo errado na sua posição sobre a bike. Evite jogar muito peso sobre as mãos.

Existem luvas bem acolchoadas na palma, inclusive alguns modelos com gel, são extremamente confortáveis e duráveis. Tem modelos com a parte do dedão atoalhado para limpar o suor e também com pequenas alças para facilitar a retirada.

Imagem Meramente Ilustrativa – Luva com Puxador

Uma boa luva de gel custa hoje em torno de R$ 60,00, é um valor relativamente baixo pelo conforto e segurança que te proporciona.

Eu já utilizei luvas da marca Vision Gel são boas, mas achei que não duraram muito, dai comprei uma luva da Fox e para ter uma ideia, uso ela até hoje e isso já faz uns 2 anos.  Ela está um pouco zuada mas ainda é funcional e eu curto.

Se você curtiu esse artigo e ele foi útil, curta, compartilhe com seus amigos e grupos de pedal. Siga o Dica nas redes sociais.

Bom pedal e fiquem com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *