Óleo ou Cera Lubrificante para Relação? Qual melhor?

Óleo ou Cera Lubrificante para Relação?

Até pouco tempo atrás usávamos óleo Singer na corrente das bikes, e isso era o que tínhamos de melhor, nossas bikes evoluíram graças a Deus e com isso também os produtos para lubrificação. Relação  é o conjunto de pedivela,  cassete ou catraca e a corrente.

Apesar de que muita gente ainda utiliza óleo Singer, uso esse exemplo porque é o mais conhecido, mas existem outras marcas no mercado.

Eu particularmente não indico o uso desse tipo de óleo porque ele segura muita sujeira na relação e lambuza o quadro da bike, e se o quadro for branco e você não tiver um protetor, pronto, já era, risca tudo.

E é essa crosta de sujeira que com o tempo vai desgastando a relação da bike, isso com certeza você não vai querer, porque afinal elas são nossas paixões.

corrente e pedivela.
Mantenha a corrente sempre lubrificada.

Atualmente existem ceras lubrificantes que são biodegradáveis, ou seja, a própria natureza decompõe e não é prejudicada com isso.

As ceras tem um alto poder de penetração e lubrificação, utilizada em correntes de alta performance, MTB, Bikes Urbanas e Bikes de Estrada. Relação de 21V, 24V, 27V, 30V e etc.

Qual vantagem?

Reduz o desgaste da corrente e aumenta a vida útil. Normalmente quando ela gasta é preciso trocar completa, pedivela, corrente e cassete, e dependendo do caso não é nada barato.

O uso da cera na relação diminui o ruido e torna a pedalada mais agradável, menos esforço e muito mais rendimento.

Toda vez que você lavar a bike ou durante o pedal pegar chuva ou passar por um riacho, ela vai sair, mas não se preocupe, termine o pedal curta todo o trajeto e no próximo pedal passe a cera novamente.

Como Usar?

É muito simples a utilização da cera lubrificante. Se é a primeira vez que vai usar e a corrente da sua bike está toda suja com óleo comum e graxa, recomendo nunca usar graxa, lave bem a relação com óleo diesel ou algum produto especializado. Remova toda a sujeira e os restos do que usava anteriormente.

Aplique a cera, na quantidade suficiente a formar uma camada sobre a correte, aguarde alguns minutos e bom pedal.

Nas próximas aplicações não tem necessidade de fazer a camada sobre a corrente. Normalmente uso cera Tec 50, que custa em torno de R$ 25,00. Coloco o bico do tubo sobre a corrente, aperto e dou umas 3 voltas no pedivela.

Mesmo sem molhar a relação, costumo aplicar a cera 1 ou 2 vezes por semana, claro molhando, aumenta o número da aplicação.

passando cera na corrente.

Cuide bem da relação da sua bike, não se esqueça de lubrifica-la, vale a pena. Lembre-se de fazer revisão periodicamente.

Se o post sobre lubrificação de corrente esclareceu suas dúvidas, curte, comente e compartilha. Siga o Dica nas redes sociais.

Fiquem com Deus e bom pedal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *