Pedalar em Grupo ou Sozinho?

Pedalar em Grupo ou Sozinho?

Afinal de contas, para quem vai iniciar no ciclismo, qual a melhor forma de pedalar?

Você precisar ter em mente que, independente da forma que escolher, você terá desafios pela frente. Ambos tem vantagens e desvantagens. E o propósito desse artigo é justamente esse.

Mas fique tranquilo, independente da forma que escolher, estou aqui para te ajudar a começar e dar continuidade, já que qualquer forma vai transformar sua vida, basta você se dar a oportunidade.

Por exemplo. quando eu comecei, pedalava com um amigo, ele desistiu e eu continuei sozinho. Um tempo depois encontrei com um outro colega, iniciamos um grupo e durante anos pedalei com eles.

Foram momentos sensacionais, conheci muita gente, fiz amigos, conheci lugares e inclusive minha esposa.

Por conta de compromissos e horários, atualmente pedalo sozinho. No momento está sendo muito bom, porque são meus momentos com Deus e comigo mesmo, além de claro ter a prática da atividade física. A grande vantagem que vejo, para mim, é que pedalar sozinho, não tem paradas, e meus pedais são muito mais rápidos.

Porém, isso é de cada um, vai de acordo com horários e necessidades de cada pessoa. Enfim, vamos ver quais são as vantagens, desvantagens e desafios de cada modalidade.

As Vantagens do Pedal em Grupo…

Se você gosta de se comunicar e fazer amigos, não tenho duvida, essa é a sua vibe. Pedalar em grupo é uma excelente oportunidade para socializar, participar de churrascos, festas e claro, principalmente, pedalar.

Você irá passar por lugares que normalmente sozinho não passaria, principalmente durante a noite. Os pedais em grupo também são mais seguros e inibe a ação de ladrões. Mas para isso é preciso estar junto de verdade, principalmente em lugares de maior risco.

Imagem Meramente Ilustrativa

Porque, se o grupo estiver disperso nesses locais, vai dar na mesma que estar só, é dar sorte para o azar. Se puder evitar, evite.

Outro fator positivo é que os motoristas tem maior visibilidade de um grupo de ciclistas do que um ciclista sozinho. Seja a noite ou de dia. Mas pelo amor de Deus, não use isso como justificativa para se folgar e andar no meio da rua, precaução sempre.

Algumas pessoas tem uma certa dificuldade de sair de casa para pedalar sozinho. Querem ou precisam de outras pessoas para estarem motivados a sair de casa, e tudo bem com isso, é normal. Pedalar em grupo tem muito mais energia e sinergia, já que um acaba incentivando o outro e assim por diante.

E o Desafio?

Quando lidamos com pessoas já sabe né?! Tudo é diferente, a forma de pensar, comportamentos, ideias, valores, cultura e tantas outras coisas que podemos falar durante dias. E se você é líder de grupo, saiba que seu desafio é ainda maior.

As pessoas também tem ritmos de pedal completamente diferente, uns querem sair mais cedo, outros mais tarde, sempre tem os apressados e os atrasados também.

Imagem Meramente Ilustrativa

Então se você tem pedido que Deus te dê paciência, aproveite a oportunidade. Paciência é uma virtude. Mas se você for detalhista, é uma excelente oportunidade de aprender muito, de conhecer pessoas, curta, divirta-se e deixe de lado o que não é relevante. Veja agora algumas dicas para pedalar em grupo:

Entenda e Respeite o Ritmo…

Provavelmente você encontrará com seus amigos somente no horário e local da saída, porque durante o pedal, cada um tem seu ritmo, você sempre terá afinidade com uma pessoa e pode aproveitar esse momento para trocar idéias.

Agora, se você já se sente mais confortável com um ritmo mais forte, procure pessoas que tenham o mesmo ritmo que o seu e lembre-se que pedal de iniciantes é mais lento e a intenção é incentivar novos ciclistas e não desanima-los por causa de pequenas picuinhas. Se estiver num pedal de iniciante, seja também um iniciante e incentive as pessoas.

E não se esqueça que pedal em grupo sempre tem vários imprevistos. Pedalando em grupo você poderá contar com a ajuda de mais pessoas, mas também poderá te atrasar, caso tenha algum compromisso depois.

Imagem Meramente Ilustrativa

Nesse caso, avise todo mundo e siga para seu compromisso. Não deixe de avisar, evite que seus colegas se preocupem com seu sumiço, e acredite eles ficam.

Evite Brincadeiras Desnecessárias com a Bike…

Nós sabemos que no meio de um grupo, sempre tem aquele que gosta de chamar mais a atenção, portanto, evite freadas bruscas e movimentos bruscos com a bike. Mantenha seus colegas em segurança e evite um strike desnecessário.

Você pode se machucar e acabar com o pedal de todo mundo.

Antecipe suas Ações e Movimentos…

Imagine a seguinte cena: pedalar a noite em um grupo mais ou menos grande. Faz sentido que os ciclistas que estão atrás não tem muita noção de buracos e o que está acontecendo lá na frente?

Por isso é muito importante você avisar sobre buracos, mudança de direção, desvios e etc. Avise sobre carros que estão vindo, animais na rua, seja lá o que for, sinalize com os braços e em voz alta. Evite acidentes desnecessários. Alguns grupos utilizam apito, que é muito massa e já vi também grupos enormes que usam walk talk.

As Paradas…

Principalmente nos pedais de iniciantes, existem muitas paradas. Hidratação, fotos, descansar, bike com câmara de ar furado, bike quebrada, entre outras coisas.

O ideal é que essa atitude seja em total acordo com todos integrantes do grupo. Lembra do ritmo? Então, pedalar em grupo pode quebrar seu ritmo a qualquer momento.

Entenda as necessidades, entre num consenso e lembre-se, você saiu para pedalar para ter mais qualidade de vida e menos estresse, e se for para se estressar com coisas irrelevantes, fique em casa ou trabalhando. Bike é felicidade. Simplesmente, pedale.

E Pedalar Sozinho?

Pedalar sozinho também tem suas vantagens, você é dono do seu horário, do seu trajeto e principalmente do seu ritmo. Você decide se vai parar, onde vai parar para comer algo, se hidratar e etc.

Para quem curte pensar na vida, pedalar sozinho é uma excelente oportunidade para isso. Eu por exemplo, curto muito falar com Deus, fazer uma auto analise, ter insights e planejar minhas coisas. Também é um ótimo momento para esfriar a cabeça e jogar todo estresse no pedivela.

E qual o Desafio?

Na minha opinião é ter o comprometimento de sair de casa sem depender da cia de ninguém, depende só de você, muita gente se apoia em desculpas como vento, sol forte, tempo fechado e etc.

Avise Trajeto e Horário…

Nunca se esqueça de avisar na sua casa o horário e exatamente qual trajeto irá fazer. Se mora sozinho, sempre informe alguém de sua família e/ou amigo. E tente não mudar sua rota, caso aconteça algo, a pessoa avisada não será pega de surpresa.

Sempre leve seu celular junto para dar notícias, as pessoas que estão te esperando ficam preocupadas. Se o trajeto não foi definido, informe o horário que pretende voltar e a área que pretende pedalar.

Documentos e Grana…

Não custa nada levar documentos e uma grana para qualquer emergência. Principalmente se vai pedalar mais longe de casa. Você pode querer comer algo, tomar aquele caldo de cana gelado.

Além do mais pode ser que sua bike quebre e precise consertá-la, imprevistos acontecem. Eu por exemplo: quando vou pedalar de Speed sempre ando na mesma avenida que não é longe de casa. Mesmo assim aviso minha esposa e qualquer coisa ela me pega, já que raramente levo câmara reserva. As vezes preciso utilizar o Trans Wife…

É Relevante Definir a Rota…

Quando pedalamos sozinhos, estamos mais vulneráveis a várias coisas, inclusive marginais indesejados. Procure pedalar em horários com maior movimento e sempre em ruas e avenidas com maior movimento. Talvez não seja uma boa opção cortar caminho por locais remotos.

Caso decida fazer uma trilha ou pedalar numa estrada de chão, evite muita peripécia com a bike, pois se você cair e se machucar, pode ser mais difícil ser encontrado. Seja o mais prudente possível.

Conclusão:

Pedalar em grupo ou sozinho são coisas bem distintas e que exige uma conduta totalmente diferente do ciclista. Mas independente de escolher uma maneira ou as duas, encontre aquilo que faz sentido pra você e vai ser feliz.

Deixe a bike transformar sua vida e simplesmente, pedale!!!! Curta, viva!!!

Fique com Deus e bom pedal.

2 Comentários


    1. Gratidão Carlos, siga o Dicas de Pedal nas redes sociais. Lá o senhor encontra meu contato de WhatsApp.
      Um abraço e bons treino,
      Rodrigo.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *