Dicas para você pedalar nos dias de vento…Quer saber?

Você é Fã de Pedalar no Vento?

Todos nós ciclistas não somos muito fãs de pedalar nos dias de vento, não da pra fazer média e temos a impressão que estamos parados. Durante a pedalada alguns podem até pensar, o que estou fazendo aqui??

Pode até parecer desanimador. Não deixe sua mente te derrubar, o vento suga energias física e mental, dá vontade de parar.

pedalando com força por causa do vento
Força extra.

Você pode desistir ou pode aproveitar essa oportunidade para ganhar um pouco mais de resistência e experiência, porém é necessário alguns cuidados. Borá ver??

Utilize a marcha correta…

Mude para marchas mais leve até a bike ficar mais confortável, ache uma cadência estável, suas pernas agradecem se fizerem menos força. É interessante conhecer e saber como funciona a troca de marcha da bike, evite desgaste desnecessário. Saiba +  Marchas, como usar…

Não leve seu corpo ao extremo…

Fique atento com os batimentos cardíacos, você andará mais devagar e terá que impor mais esforço. É como se estivesse escalando uma montanha quase sem fim, ou como se alguém estivesse te segurando. Não leve seu corpo a um limite que não conhece, cansou pare.

Roupas de Ciclismo…

Por serem justas, as roupas de ciclismo te ajudarão muito. Camisas e bermudas largas criam o efeito de uma vela, dificultando ainda mais seu deslocamento. Se você não curte, nos dias de vento utilize roupas um pouco mais justa. Saiba +   Benefícios da roupa de ciclismo…

Evite ventos laterais…

Se durante a sua pedalada for pego de surpresa por rajadas laterais, por favor cuidado, não insista, pare e procure um local seguro, esses ventos podem te derrubar e você se machucar.

Planeje bem seu caminho…

Primeiramente antes de sair veja a previsão do tempo para sua região. Evite pedalar em BR´S e estradas rurais, locais abertos costumam ter corrente de vento muito mais forte. Procure ruas arborizadas, fechadas por barrancos e paredões.  Preserve sua vida e não sai de casa quando estiver tendo ventos muito forte.

Use óculos de ciclismo…

Por mais fraco que seja, o vento leva e traz muita poeira, sujeira, galhos e pequenas pedras e isso pode estragar sua visão. Não deixe isso tirar o prazer do seu pedal. Saiba +   Óculos de ciclismo…

Pedal em grupo…

Se você está iniciando o pedal em grupos, não hesite, avise os integrantes do grupo e escute o que os ciclistas mais experientes te pedem. Pedalar em grupo nos dias de vento é melhor ainda, porque você pode e deve alterar o lugar onde está pedalando.

pedalando em grupo
Pedalando em grupo

Pegue vácuo de outros ciclistas, assim consegue descansar um pouco, porém tenha cuidado de não ficar muito próximo do ciclista que está a sua frente, ele pode diminuir a velocidade repentinamente ou se desviar de um buraco. 

Não desanime…Seja otimista…

Fique em paz e continue pedalando, não se desespere, é sabido que a ansiedade e muitos pensamentos ruins atrapalham ainda mais o seu desempenho físico. Se você chegar ao ponto de não conseguir se controlar, procure abrigo, tome uma água, respire fundo, peça uma carona ou espere o vento diminuir e continue seu pedal. 

Encare esse novo desafio e saia ainda mais forte, com mais experiência nas trocas de marcha, com mais conhecimento da bike e com mais resistência física. Esse será um aprendizado para outros pedais, pode ter certeza.

Curiosidade. O Nordeste é o lugar com maior incidência de vento no Brasil e agosto é a época do ano que mais venta.

Tenha sempre uma atitude positiva, trace um caminho diferente, curta seu pedal e pedale sempre em segurança.

Fez sentido pra você? Então comente e compartilhe o post com seus amigos.

Bom pedal e fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *