Posso Pedalar em Dias de Quarentena?

Posso Pedalar em Dias de Quarentena?

É fato que vivemos uma fase bastante perturbadora, a grande maioria de nós jamais imaginou viver isso tudo. Não está fácil para ninguém ficar no isolamento social, sabemos e temos fé que é uma fase e vai passar.

Muita gente aproveita para compartilhar fake news, existem muitas brincadeiras de mal gosto, algumas mídias querem fazer o país entrar em rota de colisão, mas uma coisa não podemos negar. O vírus é real.

Cada um diz uma coisa, tem gente que pede para não praticar atividade ao ar livre, tem gente que fala que é para praticar e por aí vai uma porção de informação, que muitas vezes nem sabemos se é certa ou errada.

O vírus existe, está aí e cabe a cada um de nós seguir as recomendações da área de saúde. Ter precaução e não extrapolar achando que é só uma gripizinha, porque não é bem assim.

Afinal Posso Pedalar?

E para nós que somos apaixonados pelo ciclismo fica ainda mais complicado. Uma das coisas mais importantes que a bike proporciona é o sentimento de liberdade e vento no corpo. Nesse artigo quero compartilhar duas coisas:

Primeiro – Minha Rotina de Pedal.

Para começar, sou hipertenso, então faço parte do grupo de risco. Porém tomo medicamento controlado todos os dias. Não deixo de tomar nem um dia sequer e é sabido que a prática de atividade física ajuda a controlar a pressão arterial.

Além de pedalar porque amo, preciso para manter minha saúde em dia. Normalmente pedalo de 3 a 4 vezes por semana. Os dias que pedalo na rua sempre tomo algumas precauções.

  1. Não pedalo em ruas/avenidas que tem grande aglomeração de carros e pessoas caminhando ou até mesmo pedalando. Atualmente meu local preferido é um loteamento novo na frente do meu apto. O asfalto é um tapete e tem poucas obras, consequentemente quase ninguém na rua;
  2. Sempre procuro um horário bem propicio para meu pedal, geralmente esse mesmo lugar fica cheio mais pro final da tarde, então prefiro meio da tarde e já aproveito tomar um sol, que faz bem para saúde. Vitamina D aumenta a imunidade.
  3. Pedalo sozinho, em casos raros minha esposa vai junto;
  4. Tiro sapatilha na porta de casa e vou direto para o banho, a roupa usada vai para máquina, capacete e luvas no sol, não faço ideia se funciona ou se muda algo, mas é conde os coloco.
  5. Dias de chuva e temperatura mais amena tenho pedalado no rolo de treino, não é a mesma coisa, mas ajuda muito manter a forma e a saúde.
  6. Os dias que pedalo na rua tento evitar sair novamente para outras coisas, a não ser que seja realmente necessário.

Rolo de Treino

Se você nunca utilizou e tem ideia de investir num rolo de treino, minha dica é:

Faça isso sim, é muito bom, inclusive o treino é melhor do que na rua, porque é preciso girar o tempo todo, não existe descida para descansar as pernas.

Daqui a poucos meses entramos no inverno e também não sabemos até quando vai ficar o isolamento social. Cada estado está com uma programação diferente, mas tudo pode mudar.

Porém é preciso que você saiba de uma coisa sobre o rolo de treino. Nesse modelo da foto abaixo, o pneu gasta de forma muito rápida, o pneu parece ficar quadrado. Estou falando pelo modelo que eu utilizo que é mais básico, minha Speed é mais simples. (Caloi Strada Racing).

rolo de treino para bicicleta
Esse é o rolo que utilizo atualmente.

Existem pneus tipo Michelin e outras marcas mais famosas e melhores que talvez não tenham um desgaste tão rápido como o que utilizo. Estou dizendo isso para você não ser pego de surpresa. Pedalei aproximadamente 4 vezes no rolo e já vi a diferença no pneu. Se puder tenha um pneu usado para usar no rolo.

Segundo – Compartilhar um Vídeo.

A tempo sigo o médico cardiologista e ciclista Christian Drumond do site Segredos do Mountain Bike, vejo nele uma referência desse mundo fascinante do ciclismo e caso você ainda não tenha visto esse vídeo dele falando sobre o vírus, veja agora, vale a pena para entender um pouco mais do que acontece.

Lembre-se, minha ideia nesse post foi compartilhar minha vida de pedal durante essa fase, cabe a cada um de nós tomarmos os devidos cuidados e não se expor demais, porque a realidade está aí. Se você ainda tem receio, siga seu coração e não saia, invista num rolo.

Comente aqui embaixo como você tem pedalado durante essa quarentena.

Caso queira ver as rotas que pedalo, me encontre no Strava,  Editor Blog Dicas de Pedal.

Bom pedal, se cuide e fique com Deus.

6 Comentários


  1. Opa, tudo certo? Me tire uma dúvida, sua Caloi Strada racing ficou bem presa nesse rolo? Tenho a mesma bike, porém ela não deu certo com um modelo de rolo mais simples (altmayer), por o encaixe do rolo ser quadrado, ele acabava ficando apoiado no quadro, não na blocagem. Com esse engate redondo, ela fica bem colocada, sem apoiar no quadro?

    Responder

    1. Boa tarde Tiago, tudo bem?
      A minha bike fica super bem fixada nessa marca que utilizo, nunca tive problema de fixação, porém nunca fixei ela em outra marca de rolo. Esse engate redondo veio no rolo e utilizo ele, o que dá um encaixe perfeito, dai guardo o original da bike.
      Espero ter ajudado, grande abraço, bom pedal.

      Responder

      1. Opa, comprei outro modelo de rolo e deu certo, o problema era o modelo de rolo muito simples mesmo! Valeu

        Responder

        1. Bom dia Tiago, fico feliz que deu tudo certo.
          Nesse período de pandemia e frio o rolo ajuda manter a forma e continuar pedalando.
          E você vai perceber como melhora o seu rendimento no asfalto depois de treinar no rolo.
          Gratidão, bom pedal e se cuide.
          Um abraço.

          Responder

  2. Moro em Sampa, aqui sair sozinho querer ser assaltado por isso fica difícil. Sair em grupo não é seguro. Mas como diz a reportagem é melhorvenvestir em rolo. Tenho mtb e tenho receio de cobrar errado ou todos serve para todas?
    Valeu a Dida
    Obrigada

    Responder

    1. Bom dia Rosângela,
      Não sabia que pedalar em grupo em São Paulo também é perigoso. Os rolos de treino são muito bons, e com eles você consegue se manter ativa.
      O rolo que eu utilizo é da marca TacX, a Absolute e High One também tem rolos de treino com preços mais acessíveis.
      Esse modelo de rolo que tem na foto do artigo é uma versão mais segura, tem um modelo que é mais barato, porém nunca utilizei e não me sentiria seguro ao utilizar, que é o modelo roller, um bem comprido que a bike fica solta encima.
      Já o modelo do artigo, a roda traseira fica presa e suspensa.
      E os rolos de treino servem para bikes MTB sim, sem problemas.
      Espero ter ajudado com sua dúvida, qualquer coisa estou a disposição.
      Rodrigo

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *