Preguiça Para Pedalar? Tem jeito, veja…

Preguiça para pedalar? Quem nunca teve?

Isso não é um privilégio só de quem está iniciando no pedal. Até quem já pedala faz tempo, tem seus momentos de preguiça. Tem dias que não dá nem para imaginar arrumar as tralhas, pegar a bike e cair no trecho.

Parece que pesamos 300kg e a bike mais 100kg. São aqueles dias que imaginamos que não vai render, sei lá. É bastante estranho, ainda mais nesses dias de calor.

Aproveitando, se você é hipertenso, assim como eu, pedalar é um ótimo aliado para pressão alta, mas é preciso algumas precauções nesses dias quentes.

Mas, borá lá ver algumas dicas de como combater essa lazarenta da preguiça…

O Desafio é Grande, Mas Não é Impossível.

A partir do momento que você se compromete a fazer algo, ainda mais quando é voltado para ter que se mexer e sair da sua zona de conforto, o seu cérebro vai reinar, porque ele é preguiçoso. E infelizmente nos acostumamos com coisas boas e que ajudam a dar mais preguiça.

Eu mesmo, já passei por situações assim: me arrumo, pego a bike e logo nas primeiras quadras me pergunto, o que estou fazendo aqui? É normal, as vezes acontece, porém, é preciso persistir, porque a sensação de dizer para nosso corpo e mente que iremos do mesmo jeito, é incrível.

vencer a preguiça e dizer não a zona de conforto
Imagem Meramente Ilustrativa

Sem mais delongas, então vamos ver algumas dicas para chutar a preguiça para longe, sabendo que os dias de muito calor também dão bastante preguiça para algumas pessoas.

Cuidado redobrado nos dias de calor. Eu por exemplo, sei que a bike é minha melhor aliada para a saúde, mas não facilito, evito pedalar em dias de calor extremo.

Foco em Sair…

Coloque todo seu foco e energia em se arrumar e sair de casa, literalmente engane aquele pensamento de deitar só um pouquinho. Chegue em casa do trabalho, troque de roupa e vaza, porque quando ver já está na rua. Já era.

Procure identificar o que te faz ficar em casa. Pode ser o sofá, a TV, alguma série, filme, o bate papo com alguém. Seja lá o que for programe outro dia.

Lembre-se, isso não acontece todo tempo. Por isso jamais desista de pedalar.

Anote ou Use APP…

Caso você não goste de levar o celular e utilizar um APP (Strava, Endomondo), use um ciclocomputador e anote o tempo de pedalada e quantos kms rodou.

Isso é uma forma incrível para fazer um comparativo da sua melhora, do seu desenvolvimento. E com toda certeza, vai estimular você a superar seus limites.

Defina Metas…

Estipule metas para sua semana, por exemplo, vou pedalar 100 kms por semana. Divida em 3 dias da semana e isso dará mais ou menos 1:30 de pedal. E você pode escolher somente 3 dias da semana para fazer isso.

E pode ter certeza que vale a pena o investimento. Sua vida e sua saúde agradecem, porque o retorno é memorável.

Definir metas ajuda sua mente a trabalhar a seu favor. Sem metas virão muitas desculpas e muitas historinhas para te desviar do que se propôs a fazer. Um dia tem muita sombra, no outro tem muito vento e quando vê, já se foi a semana e você não fez nada.

ciclista treinando na chuva
Imagem Meramente Ilustrativa

A única coisa que conseguiu fazer, foi aumentar em muito o número de desculpas esfarrapadas.

Horário…

Definir um horário, é um grande aliado das suas metas. Você já sabe que quando decide fazer algo, tem que ter dia e hora marcada, para que você se comprometa a fazer de verdade. Isso com certeza vai te conduzir a ação.

Geralmente não gostamos de nos decepcionar né! Esse horário precisa ser específico, não caia na historinha de lá pelas 18:30 começo me arrumar e logo saio. Não caía nessa armadilha, talvez você perca.

Convide um Amigo…

Algumas pessoas conseguem sair para pedalar sozinhas, outras preferem pedalar em cia de alguém, seja um grupo ou mais um amigo. Tudo bem com isso, se essa é uma forma de te motivar, manda vê. Só não deixe de ir.

A grande vantagem de chamar um amigo, é que isso gera um compromisso. E nós não gostamos de deixar as pessoas na mão quando combinamos algo. Então, aproveite isso e vá pedalar.

Divulgue…

Se você não curte redes sociais, tudo bem. Mas se puder, divulgue dentro dos seus grupos de Whats, Telegram, porque você sempre vai receber um feedback positivo do que tem feito.

criança feliz pedalando
Imagem Meramente Ilustrativa

Você acaba virando referência e é sempre muito bom ouvir que estamos no caminho certo. E pode ter certeza, as pessoas verão todas as mudanças que a bike vai te proporcionar.

Recordar bons Pedais.

Trazer a memória aquilo que te dá esperança é sempre bom. Então quando bater aquela preguiça, comece a lembrar daquele pedal que você foi, como voltou, o bem que te fez. Um sacrifício sempre traz um resultado positivo.

Use isso para te motivar. É sempre melhor chegar em casa depois de um bom pedal e ter certeza que tudo valeu a pena, do que estar deitado e pensar, puxa eu deveria ter ido. Parece bobeira, mas gera frustração.

Continue…

Sabemos que nada muda da noite pro dia. As coisas acontecem gradativamente. Então não se cobre, não espere resultados imediatos. Grande mudanças vem com pequenos hábitos, um pouco toda semana.

Pedale 5 km hoje, 15 km depois de amanhã e vá aumentando aos poucos.

Vencer esses desafios não é impossível, mas vai te fazer um bem danado. Tenha foco, tenha força e se dê a oportunidade de deixar a bike transformar a sua vida. Vai valer a pena!

Bom pedal e fique com Deus.

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