Quadro de Carbono ou Alumínio?

Quadro de Carbono ou Alumínio?

Esse assunto divide opiniões, o quadro de carbono é mais leve, porém bem mais caro. O quadro de alumínio é mais pesado e o preço é bem mais acessível. Veja agora no post alguns detalhes para te ajudar na hora de investir num quadro e/ou bike.

A fabricação dos quadros de alumínio evoluiu demais de uns tempos pra cá, por exemplo, os engenheiros da Trek desenvolveram um tipo de alumínio, chamado Alpha Alumínio, que é forte, leve e proporciona uma qualidade à altura de muitas peças equivalentes ao carbono. Disponível somente em Bikes Speed. Fonte: trek.com.br.

Isso quer dizer que atualmente temos quadros de alumínio com pouca diferença de peso em relação aos de carbono.

Durabilidade:

Os dois modelos são bastante resistentes, mas o quadro de carbono não aguenta tanto o tranco do dia a dia. A grande diferença aqui é o que pode ocorrer com a bike com quadro de carbono em caso de algum incidente. Dependendo da pancada que o quadro sofrer, ele poderá rachar e isso impede que você continue usando a bike imediatamente.

quadro de aluminio amassado
Quadro Alumínio Amassado. Imagem Meramente Ilustrativa

De acordo com a pancada, o quadro de alumínio pode amassar um pouco, possibilitando rodar com a bike normalmente até uma loja especializada e efetuar o reparo.

O quadro de carbono tem muita durabilidade, apesar de algumas pessoas dizerem que não, mas tudo vai depender do cuidado que o ciclista tem com sua bike. Evitar pancadas e acidentes vai te ajudar a manter a durabilidade. Com o tempo o quadro de alumínio sofre exaustão.

Rachaduras nos Quadros de Carbono:

É sempre bom inspecionar sua bike, rachaduras e fissuras são fáceis de encontrar, caso tenha alguma. Você poderá fazer isso sozinho, ou se preferir leve numa loja especializada. A segunda opção é melhor e mais garantido.

quadro de carbono com fissura
Fissura Quadro de Carbono. Imagem Meramente Ilustrativa.

Caso encontre qualquer coisa que te deixe em dúvida, é melhor encostar a bike e entrar em contato com o fabricante e se informar qual é a empresa autorizada a fazer reparos no seu quadro.

Benefícios:

O carbono é um material mais rígido, ele traz respostas melhores quando se fala em aproveitar a energia. Ou seja, é melhor para quem busca alta performance. A melhor coisa a se fazer se estiver com alguma dúvida, independente da grana, é pensar e ver como vai utilizar a bike. Responda algumas perguntas pra você mesmo.

  • Como vou utilizar a bike? Alta Performance, MTB ou Speed – com certeza invista no carbono;
  • Pedal Recreativo? Invista no alumínio;
  • Quero Resistência? Prefira o alumínio;
  • Preço? Invista no alumínio.
  • Cicloturismo? Prefira o alumínio, já que você irá transportar a bike o tempo todo

Seja qual for a sua opção o importante é cuidar da bike, não deixar em qualquer lugar, mantê-la sempre lubrificada e regulada, e principalmente use: óculos, luvas e capacete.

No mais, pedale, curta, viva.

Bom pedal e fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *