Qual a Diferença da Cera Úmida e Seca?

Qual a Diferença da Cera Úmida e Seca?

Algumas pessoas dizem que todos os lubrificantes de corrente são a mesma coisa, mas isso não é verdade, senão não teríamos o lubrificante úmido e o seco. Faz sentido?

Mas afinal de contas, qual a diferença entre eles? Em que condições uso um tipo? E o outro?

Veja no artigo a seguir as diferenças básicas que existem entre eles. É bem simples e a intenção do artigo é somente mostrar essas diferenças. Borá lá!

Cera Úmida.

Independente da modalidade de ciclismo que você prática (ou vai praticar), o sistema de transmissão merece uma atenção especial. Afinal de contas se ela estiver ruim, você não chegará muito longe.

E o lubrificante é uma ferramenta essencial para manter o bom funcionamento da relação de transmissão. Porém, não fique somente nisso, é preciso fazer revisão frequente.

Esse tipo de lubrificante foi desenvolvido para qualquer tipo de terreno e tem alta durabilidade. É mais viscoso e consequentemente adere melhor na relação. Proporciona mais proteção durante pedais em dias de chuva e em terrenos com lama e barro.

relação de corrente caloi strada suja
Imagem Meramente Ilustrativa

A grande desvantagem desse tipo de lubrificante é que por ser bastante úmido e grosso, ele vai acumular mais sujeira e resíduos quando você pedalar em locais secos, como asfalto por exemplo. Com certeza isso vai prejudicar o funcionamento das marchas e aumenta o desgaste.

Cera Seca.

O lubrificante seco, como o próprio nome já diz, é usado em terrenos secos e a sua aplicação é mais frequente, ou seja, quanto mais você pedala, mais aplicações serão necessárias.

Sua composição é bem mais fina, mantém toda a relação de transmissão mais limpa. Excelente para pedais no asfalto seco e estradão de terra batida. Podem ser usados para pedalar nos dias de frio, porém seco, sem chuva.

Se você escolheu esse tipo de lubrificante por conta da modalidade que escolheu e um dia resolver pedalar num dia de chuva, primeiro cuidado, pedal em dias molhado, a atenção deve ser triplicada. E leve a cera junto, pois a água elimina a cera aplicada.

Se o artigo fez sentido para você, compartilhe, comente. Independente da marca que você escolher, siga as instruções do fabricante.

Bom pedal e fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *