Qual a diferença entre o aro 29 e o 700? Veja aqui…

Qual a diferença entre o aro 29 e o 700? Vamos ver…

Se você está iniciando no ciclismo, com certeza vai ouvir falar muito dessa duvida. Até mesmo que já pedala, vira e mexe ouve sobre esse tema. Mas, é assim mesmo. Por isso esse artigo foi escrito, para sanar sua duvida entre esses dois modelos de roda.

Até mesmo porque tem bastante ciclista optando por andar de bikes híbridas e elas são compostas, justamente desse aro: o 700. Esse modelo de bike já vem pronta ou pode ser transformada (uma simples aro 26). Se durante a semana você pedala no asfalto, basta optar por pneus e câmaras mais finas. E nos finais de semana curte as trilhas, basta recolocar os pneus e câmaras mais grossos.

Lembrando que, nesse caso é preciso um investimento dos pneus e das câmaras e um tempinho para fazer a troca.

Afinal, qual a diferença?

Primeiramente, precisamos falar de medida, já que ela corresponde ao diâmetro da roda, onde o pneu fica encaixado. Essa medida é muito importante, porque se o pneu for de diâmetro diferente, nada feito, não encaixa.

Segundo, é a largura. E é aí que está a verdadeira diferença entre eles. Porque o diâmetro do aro 29 e do aro 700 são os mesmos, sendo de 622mms de diâmetro.

Largura.

No inglês “inner rim width”, que traduzindo significa “largura interna do aro, é que se encontra a diferença dessa medida. No aro 700 a medida é de 13mms e no aro 29 a medida é a partir de 19mms.

A largura é que determina o tipo de pneu que se pode utilizar no aro. Leia com bastante atenção o exemplo: Se pegarmos um aro 700 de 13mms de largura, podemos colocar um pneu de 18 a 25mms. Ou seja, seria um pneu 700×25, mais utilizados em bikes Speed.

Imagem Meramente Ilustrativa

Agora, os aros de 19mms, permitem pneus mais largos, a partir de 28mms, até 2.30 por exemplo, usados nas MTB. Lembrando que se você pedala muito em asfalto esses pneus mais largos pesam um pouco mais para rodar. Mesmo sem câmara, como normalmente são usados. Eles engolem obstáculos com mais facilidade.

Conclusão…

Se você pretende fazer essas trocas, fique atento as dicas acima, um pneu muito fino numa MTB aro 29, além de poder não dar certo, vai ficar bem estranho. O ideal é um pneu 700×38, 700×45, por exemplo.

E se você usa ciclocomputador, fique atento, pois precisará aferi-lo novamente, por conta do diâmetro do pneu que estará utilizando.

O artigo fez sentido pra você? Então compartilhe e comente. E não se esqueça de seguir o Dicas de Pedal nas redes sociais.

Bom pedal, fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *