Qual calibragem ideal para o pneu da minha bike? Veja aqui…

Calibragem ideal…

Esse assunto ainda confunde a cabeça de alguns ciclistas, principalmente quem está iniciando.

Isso é normal, afinal de contas são uma infinidade de modelo de pneus. Tem pneu para MTB, para Speed, bike híbrida, passeio e etc. Cada uma com modelos e medidas diferentes. Com isso vem também aquela dúvida. E na minha bike, quantas libras uso no pneu?

Vários ciclistas que estão iniciando suas pedaladas já me perguntaram sobre a calibragem correta dos pneus e pensando nisso produzimos esse artigo e esperamos sanar as dúvidas.

Vários fatores são levados em conta quando essa dúvida vem a tona, deve-se pensar por exemplo, onde vou pedalar, qual meu peso e quais as condições do terreno.

Lembrando que a calibragem do pneu vai interferir diretamente no seu desempenho e também na sua segurança, por isso fique atento quanto a calibragem correta do pneu da sua bike.

Tabela para MTB:
tabela de pneu mtb
Tabela Pneu MTB

Atualmente muitos ciclistas tem optado por usar pneus Tubeless (sem câmara), se você decidir utilizar esse modelo, lembre-se que é preciso utilizar outra calibragem no pneu, geralmente 40 PSI.  Leia  Como evitar furos nos pneus.

Tabela para Road Bike:
tabela bike speed
Tabela Road Bike

Pronto, uma dúvida sua foi sanada, agora provavelmente fica outra dúvida. Mas o que é correto libras ou PSI?

Normalmente chamamos de libras a quantidade de pressão colocada no pneu, porém libra é somente uma quantidade de massa. 1 libra é = 453.49 gramas. 

A unidade correta para calibragem de pneus é PSI (pound square inch), traduzindo: libra força por polegada quadrada. 

Alguns ciclistas costumam dizer que os pneus da sua bicicleta cabem mais libras do que os pneus do seu carro. Agora vamos desmistificar isso.

Isso não significa que há um volume maior de ar, mas sim que a pressão que esse ar vai exercer dentro do pneu da bicicleta é maior do que a pressão que ele exercerá dentro do pneu do carro. O que define a pressão é a relação entre a força exercida sobre determinada superfície e a área dessa superfície. Ou seja, quanto maior o espaço, como por exemplo, o pneu do carro, menor a pressão.

Espero ter ajuda você a tirar suas dúvidas, comente e compartilhe, siga o Dicas de Pedal no Facebook e no Instagram @dicasdepedaloficial.

Bom pedal e fique com Deus.

2 Comentários



  1. Essa tabela vem rodando há um tempo já e é a coisa mais furada (nos dois sentidos) q já vi. Cada pneu vem com um mín e máx na lateral. Aí vai de acordo com o terreno e o peso e o gosto de cada um mas jamais 30Lb pra um cara de 70Kg pra MTB como diz a lista! Duvido q vcs da dicas de pedal usam esta calibragem!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *