Qual Cor devo Usar Durante o Pedal? Veja agora…

Qual cor devo usar durante o pedal?

Com certeza o que você está vestindo é super importante, independente de onde você está pedalando. Não importa se é de dia ou de noite, seja num trajeto curto ou num longão.

Tudo isso vai influenciar diretamente na sua segurança, as cores da sua roupa devem contrastar com o ambiente onde você está. Isso é fato…

Utilizar cores que contrastam com o meio ambiente podem, inclusive evitar colisões com carros, motos, pedestres e com outros ciclistas distraídos.

Em primeiro lugar está claro a real necessidade de se utilizar um bom sistema de iluminação para a bike. Minha dica é: invista em equipamentos com iluminação mais intensa. Segurança em primeiro lugar.

Atualmente existem vários modelos, vários valores e inclusive já temos, graças a tecnologia, equipamentos de iluminação que são recarregáveis através de USB.

Agora, e não menos importante do que a iluminação, use sem medo e preconceito cores chamativas, tanto nas suas roupas, quanto nos seus acessórios e nos da sua bike.

Atualmente existe uma porção de acessórios, que até pouco tempo atrás nem imaginávamos, mas que o mercado tem visto como algo importante para nossa segurança.

Vestuários Contrastantes:

Capacete:  hoje as empresas tem investido bastante em cores contrastantes, que prezam pela sua segurança. Porém existem algumas marcas que expostas ao sol depois de um período, acabam desbotando.

capacete cor contrastante
Imagem Meramente Ilustrativa

Sapatilha: as sapatilhas também não ficaram de fora dessa nova tendência do ciclismo, existem várias marcas, modelos e cores disponíveis, todas com o mesmo intuito, de destacar o ciclista no ambiente. Aproveite essa tendência.

 

sapatilha verde mtb
Imagem Meramente Ilustrativa

Camisa: atualmente existem camisas com faixa refletiva nas costas, nas mangas e até mesmo pegando praticamente as costas toda, como é o caso da camisa Velocis da fabricante Trek. Isso para se utilizar durante a noite, mas durante o dia o ideal é que ela seja bem chamativa.

camisa cor chamativa
Camisa Verde Limão. Imagem Meramente Ilustrativa.

Meias: a principio, meia para pedalar parece tudo a mesma coisa, mas não é. A meia de ciclismo proporciona muito mais conforto, principalmente para quem utiliza sapatilha. Também tem a função de eliminar a umidade dos pés, mantendo-os secos e confortáveis. E por que não utilizar uma meia com cor contrastante para ser visto?

meia de ciclismo contrastante
Imagem Meramente Ilustrativa

Luvas: ao invés de usar uma luva preta ou de cor escura, prefira luvas de cores contrastantes, existem também luvas com faixa refletiva para quando você estiver pedalando durante a noite.

luva verde chamativa
Imagem Meramente Ilustrativa

Manguito: alguns ciclistas gostam de usar o manguito também no verão, e isso é bastante válido, até mesmo porque sol direto causa danos a pele. Pedale com mais segurança e conforto, tendo a certeza de que você será visto onde passar. Existem manguitos que além de ser de cores contrastantes, também tem faixa refletiva.

manguito cor de rosa
Imagem Meramente Ilustrativa.

Colete Refletivo: essa é uma maneira simples, barata e muito eficiente para pedalar, tanto durante o dia quanto a noite. O modelo abaixo possui visibilidade de aproximadamente 1km.

colete refletivo
Imagem Meramente Ilustrativa

 

Acessórios Contrastantes:

Fita de Guidão: alguns fabricantes investem bastante no conforto e na segurança do ciclista, e para quem curte as Road Bikes, existem também as fita de guidão de cores contrastantes e com faixas refletivas.

fita de guidão de cor rosa
Imagem Meramente Ilustrativa.

Farol Diant/Tras: é comprovado que luz diurna também reduz o número de acidentes, essa iluminação proporciona um tipo de luz intervalado, que é muito eficaz num raio de aproximadamente 400m.

Esse tipo de farol foi desenvolvido para ter o foco e o alcance para uso diurno, sendo diferente dos convencionais.

farol diant e tras diurno trek
Imagem Meramente Ilustrativa.

Pneu Refletivo: tem a parede refletiva, para melhor visibilidade. Desenvolvido para bikes Speed e/ou Híbridas. Já possui proteção anti furo. O preço ainda é um pouco salgado, mas com certeza é um excelente produto.

pneu speed com faixa refletiva
Pneu com Faixa Refletiva. Preço Médio R$300,00.

Além de todos acessórios, atualmente também tem fabricantes que tem priorizado cores contrastantes no quadro e nas rodas das bikes. São cores do momento, mas também tem como objetivo chamar a atenção de quem passa por elas.

bike com cor chamativa vermelha
Imagem Meramente Ilustrativa

Não pense nisso como algo banal, que não tem a mínima importância, saiba que o ser humano reconhece facilmente movimentos e cores contrastantes.

Lembre-se de que a ideia do post é te incentivar a usar roupas e acessórios contrastantes, para ser visto pelos usuários das ruas que você pedala. Escolha pelo menos 2 ou 3 itens dos listados no artigo. Sua segurança está sempre em primeiro lugar.

Comente, compartilhe…

Bom pedal e fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *