Roupas de ciclismo? Preciso mesmo? Descubra aqui…

Quando começamos pedalar não damos muito importância para alguns acessórios. Achamos alguns necessários, outros nem tanto. Na maioria das vezes, por não termos conhecimento dos benefícios que a roupa de ciclismo nos traz, não fazemos questão de usá-las, ainda mais que alguns amigos podem sair zoando com você, pois a roupa fica bem colada no corpo.

Se vou ser zoado, então por que devo investir num conjunto de bermuda e camisa, já que tenho bermudas e camisetas confortáveis em casa?

Ciclistas de alta performance buscam cada vez mais baixar seu tempo em treinos e provas e para que isso ocorra empresas desenvolvem roupas mais leves e com maior aerodinâmica. Consequentemente novos produtos acabam chegando nas lojas, para que ciclistas iniciantes e amadores também tenham acesso a eles.

Atualmente existe muita tecnologia aplicada a essas roupas para que elas nos proporcionem mais conforto e segurança enquanto estamos sentados por algumas horas no selim da bike.

Então como uma camisa de ciclismo pode melhorar meu desempenho? Que benefícios terei? Como escolher uma boa camisa?

Se é a primeira vez que vai comprar sua camisa, evite comprar pela internet, o ideal é experimentar, conhecer o tecido, ver se não fica muito curta ou apertada. Ela pode variar de um fabricante para outro. Alguns ciclistas curtem combinar a cor da roupa com a bike e com o capacete.

No meu ponto de vista você não precisa se apegar a isso, ache uma cor que goste e de preferência que chame a atenção dos veículos e pedestres, esse é um dos pontos importantes da sua escolha, camisa com cores chamativa.

camisa cor chamativa
Camisa Verde Limão

A grande maioria das camisas de ciclismo tem faixas refletivas nas costas, tente investir numa que tenha esse detalhe a mais. Elas brilham com o farol dos veículos. Geralmente elas possuem 3 bolsos traseiros fundos, algumas com zíper nos bolsos e outras não. Eles são super úteis para guardar documento, ferramenta, barras de cereal e etc. Ah, não se preocupe em perder seus pertences porque os bolsos são fundos.

bolsos camisa ciclismo
Bolsos Camisa Ciclismo

Pode ser que ao experimentar a camisa pela primeira vez você estranhe, pois ela é justa (para diminuir os efeitos da resistência do vento), o elástico na barra e nas mangas servem para manter a peça no seu corpo enquanto você curte seu pedal, imagina que encheção ter que puxá-la a todo momento porque não para no lugar! Não se esqueça de fazer alguns movimentos com os braços para ver se o tecido te da liberdade de movimento.

Outro detalhe que muitas vezes passa despercebido é o zíper frontal. Alguns são pequenos e outros são inteiriços. Por esse acessório o ciclista controla a entrada de vento no seu corpo. Se você sente muito calor o ideal seria camisa com zíper inteiro.

camisa azul aberta
Camisa Azul Aberta

Geralmente as camisas de ciclismo são confeccionadas em Lycra, Poliamida, Poliéster, Dry-Fit e etc. Por causa dos micro furos existentes nelas, a secagem é super rápida, quando você pega chuva e também evaporam o suor mais rapidamente, mantendo sempre equilibrada a temperatura do seu corpo, seja nos dias de calor ou de frio.

E na minha opinião o detalhe mais importante para se prestar atenção na compra da camisa.

Veja se o tecido dela tem tratamento de Proteção UV, já que você ficará muito tempo exposto ao sol e isso pode causar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. Se você for fazer um pedal longo num dia de sol quente, hidrate-se bem e passe um protetor solar.

Camisa manga longa, é uma boa opção para proteger os braços do sol, eu particularmente não gosto, mesmo nos dias mais quentes. É indicado pra quem tem pele sensível.

O tecido também deverá ter tratamento antibactericida, já que nosso organismo produz toxinas, inclusive de mal cheiro. Uma boa camisa de ciclismo custa em torno de R$120,00. Marcas recomendadas: Barbedo, Free Force, Refactor e Ert.

E a bermuda? Qual benefício que tenho ao usá-la?

Sabe aquelas dores indesejadas nos glúteos que você sente quando senta no selim? Se está utilizando o selim errado e sente dores, agora imagina você sem a bermuda de ciclismo?!

Uma bermuda casual qualquer que você usa gera desconforto, porque conforme você pedala ela escorrega em cima do selim, isso pode causa assaduras, além do incomodo, podendo até te fazer desistir de pedalar.

Ao contrário do que muita gente pensa, as bermudas de ciclismo mesmo sendo justas, são muito confortáveis, porque foram desenvolvidas para melhorarem nossa performance e nos dar conforto.

forro bermuda ciclismo
Forro Bermuda Ciclismo

Nosso ponto de contato na bike é: pés, mãos e glúteos. Durante as pedaladas nossas mãos absorvem os impactos, porém vestimos luvas. Nossos pés absorvem os impactos pelos tênis e/ou sapatilhas. E os glúteos? É a bermuda que absorve o impacto. Viu como é importante usá-la, independente do que os outros pensem ou falem? A forração da bermuda vária de marca para marca, mas são composta de uma espécie de espuma, feita de lã ou gel.

Bermuda Ciclismo – Imagem meramente ilustrativa.

Para ciclistas iniciantes a bermuda não vai dar um mega resultado de velocidade, mas com certeza ajuda muito, mas atente bem para o quesito selim. De nada adianta ter a melhor bermuda do universo se o seu selim não for adequado ao seu estilo de pedalada e nem ao seu corpo. Leia  Selim correto…

Geralmente são confeccionadas em Poliéster e Lycra e tem um elástico de silicone para segurar a bermuda nas coxas e não ficar subindo. Algumas bermudas tem tecido com tratamento UV, já que ficamos por horas expostos ao sol, essa peça também tem a função de manter a temperatura do corpo.

Ou seja, ela tem micro vasos que eliminam o suor. Você deve estar pensando no forro encharcado de suor né? Não esquente, a tecnologia está a nosso favor, porque essa tecnologia de eliminar suor mantém o forro seco.

Existem inúmeras marcas e modelos de bermuda, experimente várias para ver qual marca e corte se ajusta melhor ao seu corpo. Sente numa bike com a roupa para ver como fica o caimento da roupa.

Elas tem tecido antibactericida e devem ser lavadas logo após o uso. Lembre-se que nosso suor produz toxinas. E o melhor é usá-la sem roupa íntima.  Leia Roupa íntima por baixo da bermuda…

Mesmo sendo iniciante, invista num uniforme de ciclismo, vale a pena, você vai pedalar com mais conforto, com mais segurança e não estraga suas roupas casuais.

Uma bermuda com um bom custo x benefício custa em torno de R$130,00. Marcas como Barbedo, Refactor e Free Force são encontradas em um loja especializada.

Se o post te ajudou a tirar suas dúvidas de porque usar a roupa de ciclismo, comente e compartilhe com seus amigos(as).

Fiquem com Deus e bom pedal.

10 Comentários


    1. Boa tarde Irene, o tamanho da bermuda e da camisa de ciclismo segue mais os menos os padrões das roupas convencionais. O melhor é provar mesmo, porque cada empresa trabalha com um material externo, com forro e costura diferente. Dê preferência para bermuda especifica feminina, o tamanho do forro também vai variar de marca para marca, influenciando diretamente no conforto. Se é a primeira vez que vai comprar uma camisa e/ou bermuda, minha dica é: vá até uma loja e experimente, deixe para comprar pela internet somente depois que já conhecer o produto. O elástico que prende a perna também vai variar, alguns modelos são mais apertados que outros. Ah, independente da marca, as camisas de ciclismo e as bermudas são bem justas, mesmo aqueles modelos com corte mais confortável, também são justas. Por isso é preciso se acostumar. Irene espero ter ajudado. Um abraço.

      Responder





  1. Adorei as dicas! Confesso q tinha uma certa resistência pras bermudas e as blusas, tipo conjuntinhos! Agora, vou repensar’ ?

    Responder

    1. Obrigado Rossana, ficamos felizes em saber que estamos de alguma forma ajudando e tirando dúvidas.
      Quando começar usar vai ver como a roupa de ciclismo te dará mais conforto e segurança para pedalar.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *