Será que Hoje Pedalo ou Descanso?

Hoje Devo Pedalar ou Descansar?

Tem dias que estamos pilhados de vontade de pedalar, mas algo diz que devo descansar, como sei o que fazer?

O objetivo do artigo a seguir é te ajudar a decidir o que fazer quando essa dúvida vier, mas lembre-se, a decisão é somente sua, pondere, coloque na balança os pós e os contras.

Estou de Ressaca o que Faço?

Eu particularmente não tenho esse costume, na minha opinião o esporte e o uso de bebida não tem muito haver. Mas se por acaso você saiu para comemorar e extrapolou na bebida, responda pra você mesmo as seguintes questões. Estou enjoado, com ânsia de vômito? Estou muito cansado e meio zonzo? Nesse caso é melhor descansar, se hidratar bastante e curtir um programa mais sossegado.

ciclista tomando agua
Hidratação o tempo todo…

É melhor ficar um dia na boa, do que cair, passar mal e ter que encostar a bike por um período de tempo muito maior, sem contar que não é um bom negócio para sua vida.

OBS: o consumo excessivo de álcool desidrata o organismo mais rapidamente, por isso ingira bebidas que reponham os eletrólitos. Água de coco é a melhor opção.

E Quando Minha Cabeça Estiver Latejando de Dor?

Isso depende, por exemplo: se você caiu e bateu a cabeça e está com cefaleia (dor de intensidade variável),  então você não deve pedalar de jeito nenhum,o ideal é procurar um médico e fazer os exames necessários.

Agora se é uma dor de cabeça normal, talvez o pedal até te ajude. A atividade física melhora a circulação sanguínea, mas isso depende do organismo da pessoa, se você for tentar e não passar bem, é melhor voltar pra casa e deixar para outro dia.

É bom conferir a pressão também.

Fica alerta, normalmente a desidratação também pode causar dores de cabeça. Urina muito amarelada mostra que está desidratado. O ideal é que seja, amarelo claro ou transparente. Então beba bastante água.

Obsse puder meça sua pressão, se ela estiver alterada não pedale de jeito nenhum e procure um médico para saber o que está ocorrendo. Somente com liberação médica volte aos seus pedais.  Eu sou hipertenso, tomo medicamento diário e meu médico sabe das minhas atividades, frequência delas e quantas veze por semana. Pedalar faz bem par a pressão.

Posso Pedalar Resfriado?

Se forem sintomas de resfriado mesmo, tipo coriza, espirros, congestão nasal, acredito que não seja um problema, mas se for um dia frio e com vento, talvez deva ser melhor esperar.

Agora, se estiver com febre, calafrios, catarro, talvez esteja na hora de tomar um chá e cama, até melhorar. Mesmo com simples sintomas de resfriado, acredito que o bom é descansar mesmo, tirar um dia para descansar.

Devo Pedalar Quando Estiver Exausto?

Temos diversas atividades no decorrer da semana e isso pode causar cansaço extremo. Nós que amamos pedalar, muitas vezes não nos atentamos aos exageros e queremos pedalar mais e mais. Mas se estiver muito cansado o ideal é um day off, porém se acha que seu organismo pode aguentar, então pense, será que não é melhor um pedal leve?

Você pode mensurar seus resultados após meia hora de pedal. Se durante esse tempo suas pernas não estiverem respondendo e estiver se sentindo mal, é melhor deixar quieto e voltar pra casa.

De acordo com Frank, fundador e treinador chefe da assessoria FastCast Coaching, se após alguns dias ainda estiver se sentido mal, procure um médico.

Dormi Mal, e Agora Pedalo?

Normalmente a ansiedade não nos deixa dormir o tempo que é necessário para recuperar o organismo. Seus músculos estão doloridos? Sua frequência cardíaca em repouso está elevada? Se for somente uma noite mal dormida, tudo bem, não há motivos para se preocupar.

ciclista dormindo com bicicleta e ansioso
Tem dias que dormimos assim, ansiedade…

Mas se isso ocorre com frequência, talvez seja a hora de intervalar seus treinos, descanse um dia, pedale outro. Faça uma autoavaliação, você está estressado? Tem treinado em excesso?  Tente outra atividade para quebrar esse ciclo.

Como Saber Sobre o Overtraining?

O que isso significa? De acordo com Wikipédia: “é caracterizado pela perda da performance decorrente de um treinamento excessivo e prolongado, seja por volume ou intensidade muito elevados e/ou recuperação inadequada”.

Veja 3 dicas que você pode praticar para evitar o overtraining.

  1. Alimentação Saudável – é bom manter uma dieta equilibrada e nutritiva, planeje sua alimentação para fazer após os pedais mais puxados, já que precisa repor carboidratos e você precisa reparar sua musculatura. Consulte um profissional para te auxiliar.
  2. Hidratação – hidrate-se bem antes, durante e depois dos pedais. Até mesmo nos dias que não for pedalar, não se esqueça de tomar bastante água.
  3. Mental – não subestime o cansaço mental, ele atrapalha demais o seu rendimento físico, evite o estresse e a ansiedade, pode parecer bobeira, mas muitas lesões vêem da energia baixa por causa de colapsos emocionais.  Dedique um tempo do seu dia para fazer meditação, exercícios de respiração e/ou atividades relaxantes.
ciclista sabotado, desanimado
Quando não estive bem, volte pra casa.

Com saúde não da pra vacilar, não se sabote. Em alguns casos, como o meu por exemplo, todos os itens citados acima não funcionam, ou seja, tenho imunidade baixa, então como já conheço meu organismo, em qualquer situação dessas, prefiro tirar o dia de descanso para não piorar.

Autoconhecimento é o ideal nessas situações, para que você entenda seu corpo e seus limites, com isso saberá se é possível pedalar ou não quando sentir esses desconfortos.

Se fizer sentido pra você, comente e compartilhe.

Bom pedal e fique com Deus.

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