Sinal de Desidratação no Capacete? Veja…

Sinal de Desidratação no Capacete? Veja…

Desidratação é algo que deve ser levado muito a sério no ciclismo. Através do capacete é possível ver se você está realmente desidratado. Porém, isso não é algo que aconteça com todo ciclista, já que cada organismo reage de forma diferente.

capacete de ciclismo com sinal de desidratação
Meu Capacete após 1h:20 de Pedal.

Cuidados…

Já vi caso de ciclistas tirarem cristais de sal da bermuda, por isso não se compare ao seu colega, já que alguns tem o suor mais salgado do que outros, alguns precisam e tomam bebidas esportivas. Vai uma dica: se quiser tomar algum carboidrato de rápida absorção, como Malto Dextrina, por exemplo, tenha dois cuidados:

1 – é uma bebida muito doce, o ideal é somente molhar a boca, não use ela pra matar a sede;

2 – se você é pré diabético, ou diabético, minha sugestão é não tomar, prefira algo natural, como a água de coco.

agua de coco

É muito comum em pedais, geralmente acima de uma hora, que o ciclista profissional ou amador, perca eletrólitos (fonte de energia imediata que auxiliam na hidratação do corpo).

Os eletrólitos incluem: potássio, sódio e cálcio e ele permite regular sua pressão arterial, contração dos músculos, reconstrução dos tecidos danificados e claro a desidratação.

O desequilíbrio dessa substância no organismo pode causar tonturas, dores musculares, cansaço extremo ou nos casos mais graves pode até gerar convulsões. Por isso é de suma importância que você esteja muito bem hidratado para pratica do ciclismo.

Além do suor eliminamos eletrólitos através do vômito, diarreia e claro na urina. A falta excessiva de eletrólitos pode apresentar sintomas como: febre alta, problemas renais entre outros. Dica: se recentemente teve vômito e/ou diarréia, evite pedalar, você com certeza está sem energia.

Iniciamos agora uma época de calor intenso em todo país. Tenho como costume, nos dias que vou pedalar, beber bem mais água do que o normal, passo o dia me hidratando e as vezes levo duas garrafas de água.

O contrário também é perigoso, água em excesso, é mais raro, mas não incomum, chamada Hiponatremia (nível baixa de sódio no sangue). Mantenha um equilíbrio entre os dois extremos.

Pós-Treino…

Mesmo depois do seu treino é preciso continuar se hidratando. Nesse momento tenha cautela, já que seu organismo está com deficiência de sódio.

Consuma algo que contenha sal. Prefira bebidas enriquecidas em eletrólitos (Gatorede) ou natural (água de coco) de preferência. Alimentos ricos em água também ajudam bastante na hidratação:

Melancia, abacaxi e laranja ajudam muito. Além de serem natural, elas tem a grande vantagem de ter vitaminas e serem doces, o que alia a hidratação com uma fonte de energia.

Uma maneira simples e eficaz de saber se está desidratado é após urinar. Quanto mais amarela estiver sua urina mais desidratado está. Cuide-se para que tenha vida longa pedalando.

Comente aqui qual o seu sinal de desidratação e se já teve algum problema mais sério, compartilhe com seus amigos.

Bom pedal e fique com Deus.

2 Comentários


  1. Gostaria de saber se pedalar por muitas horas pode apresentar hérnia inguinal ou acelerar o processo de formação para que já está no início de uma.

    Responder

    1. Boa tarde Roberto,
      O ideal é ter equilíbrio na atividade, tudo em exagero não é legal.
      Uma bike que não é adequada ao tamanho da pessoa, com altura de selim errada, tamanho do quadro desproporcional, mesa do guidão do tamanho errado, entre outras podem causar lesões na coluna, joelho e etc. O ideal é fazer um bike fit.
      Mas falando da hérnia em específico:
      Não é minha área, porém fazendo uma breve pesquisa, vou tentar te ajudar.
      Hérnias Inguinais podem aparecer por: nascença, aumento da pressão intra-abdominal, decorrentes de levantar peso, tensão muscular, excesso de peso abdominal e tensão dos movimentos intestinais.
      Caso a pessoa já tenha a hérnia, o esforço físico vai acelerar o processo com certeza. Além de ser um local chato, e na bike as pernas estão em movimento constante. Isso com certeza gera desconforto.
      O ideal é procurar um especialista e ouvir a opinião dele. E se for preciso cirurgia melhor fazer, para que a pessoa tenha qualidade de vida após o procedimento. Podendo inclusive pedalar.
      De coração espero ter ajudado.
      Um abraço.

      https://www.indicedesaude.com/sintomas-dor-hernia-inguinal-bicicleta/
      https://www.doctoralia.com.br/perguntas-respostas/tenho-hernia-inguinal-posso-andar-de-bicicleta

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *