Subidas e Descidas, e agora? Descubra aqui o que fazer.

Descida…

Tudo que desce sobe e vice-versa.

Atualmente as bikes são mais rápidas, os componentes são melhores e mais leves, consequentemente elas chegam a altas velocidades, principalmente nas descidas.

Por causa do medo alguns ciclistas iniciantes ficam tão tensos e nervosos nas descidas que o corpo fica todo rígido. O medo provoca contração muscular. Procure entrar na descida confiante e com o corpo relaxado, desça com os dois freios acionados simultaneamente até atingir uma velocidade onde se sinta seguro. A descida vai passar, fique tranquilo(a). Você vai superar.

batata da perna pedalando
Músculo Tenso

Assim que a descida acabar e você se sentir fora de perigo, a circulação sanguínea, a respiração e as funções digestivas irão normalizar. Mas como os músculos permanecem rígidos por um determinado período, eles desenvolvem um certo vício de ficarem tensionados e isso gera cansaço mais facilmente. Essa fadiga muscular pode virar uma leve dor.

A fadiga muscular vira um obstáculo no seu desempenho na subida que vem após toda descida. Faça isso umas 3x por semana sozinho ou com alguém em quem confie, com certeza você vai superar esse medo e em pouco tempo sua mente e seu corpo estarão super a vontade em toda e qualquer descida.

Por favor tome cuidado com a auto confiança quando estiver a vontade com as descidas. O excesso de confiança pode te derrubar e te machucar. Você precisa se cuidar.

Subida…

No início quase todo ciclista foge das subidas, começar pedalar em grupo é muito bom, mas logo vem aquela pergunta, o trajeto de hoje tem muita subida?

Eu mesmo quando comecei a pedalar descia e empurrava a bike na grande maioria das subidas. Descidas até ia de boa, mas fugia das subidas.

empurrando bike na subida
As vezes iniciante vê uma subida assim..

Hoje quando passo por elas vejo minha superação, vejo que valeu a pena cada esforço. Bike é superação, bike é motivação. Você também pode e vai superar cada subida do seu trajeto. Borá acabar com esse receio das subidas?

Conforme comentei acima, se você passa por uma descida confiante e relaxado, seu desempenho na subida será bem melhor. Se você não tem receio das descidas, mas tem das subidas, a primeira dica que te dou é para não desperdiçar suas energias pedalando igual um louco, tentando passar a subida no embalo.

Sinto muito te dizer que isso não adianta nada, o embalo só irá até um certo ponto da subida e depois você terá que encara-la. Deixe a física fazer a parte dela, a bike desce sozinha.  Mas por favor desça sempre em segurança.

Vencendo uma subida:  o importante para você vencer a subida é o ritmo que imprime, inicie com um ritmo estável e vá trabalhando as marchas da bike até encontrar a cadência correta (ritmo, compasso). Se for necessário coloque nas marchas mais leves, tanto no câmbio dianteiro quanto no traseiro.

Importante: não pedale muito rápido, isso vai te deixar ofegante e cansado. Também não pedale muito devagar, pois seu esforço será muito maior e sentirá cansaço muscular rapidamente.

Vá sem pressa, no seu ritmo. Não se preocupe com os outros. Lembre-se que seu foco aqui é vencer a subida. Faça o seu pedal, faça o seu tempo. Se chegar num determinado ponto da subida e ver que não aguenta mais e precisar descer e empurrar, tudo bem no começo isso é mais normal do que imagina.

Vários ciclistas já fizeram isso e muitos ainda farão. Não leve seu corpo ao extremo se sabe que não vai dar conta, afinal seu corpo ainda está se adaptando a uma nova modalidade esportiva.

subindo devagar
Subindo no seu ritmo

Eu comecei a vencer as subidas fazendo o seguinte: eu pegava um ponto de referência na subida, uma placa por exemplo, fazia uma forcinha e chegava nela. Na próximo pedal eu pegava um outro ponto acima daquela placa, podia ser uma árvore por exemplo. E gradativamente eu fui vencendo as subidas. Você vai ver que vai superar essas subidas muito mais rápido do que imagina.

Outra dica muito importante é respirar da maneira correta, principalmente se a subida for bem íngreme. Inspire bastante e bem devagar, encha bem os pulmões e depois vá soltando o ar aos poucos, algo semelhante a apagar uma vela, respire com calma.

Conforme você aumenta sua frequência de pedal durante a semana, sua capacidade física e respiratória vai melhorando e consequentemente vencerá as próximas subidas com mais facilidade. Persista, vale a pena.

Alguns ciclistas iniciantes gostam de vencer as subidas fazendo zigue zague, isso também ajuda um pouco, mas por favor tome cuidado para não fazer um zigue zague muito aberto, pois existem carros trafegando no mesmo sentido que você e o carro não espera que faça essa manobra. Por favor se cuide.

zigue zague
Zigue Zague errado, cuidado.

A sua postura encima da bike também vai te ajudar na hora de vencer a subida, pernas muito flexionadas forçam demais e provocam dores nos joelhos, pernas muito esticadas faz com que rebole encima do selim, causam assaduras pelo atrito e não vai te dar a força correta.

Procure novas rotas, diversifique seus caminhos, a bike tem essa grande vantagem, mas lembre-se por todo lugar terá uma subida e nós ciclistas temos que ser “amigos das subidas”. Elas nos fortalecem, nos ensinam e daqui a pouco vai ver que não são tão ruins assim.

Como você faz para vencer as subidas? Comente aqui, compartilhe com seus amigos que não gostam muito de subidas e descidas.

Fique com Deus e bom pedal.

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