Vai Pedalar em Ciclovia? Tenha Alguns Cuidados…

Vai Pedalar em Ciclovia? Tenha Alguns Cuidados…

Você está começando a pedalar? Vai pedalar em Ciclovias? Então, tenha alguns cuidados para você pedalar com segurança.

As dicas a seguir são voltadas para ciclistas iniciantes, mas também serve para nós que já pedalamos a mais tempo. Nos faz lembrar de coisas que as vezes já se tornou automática, porém precisamos estar conscientes do todo. Inclusive para darmos o exemplo.

A tendência é que aumente o número de ciclovias, ciclo faixas, já que o trânsito está cada vez mais caótico. Porém, precisamos estar atentos, porque também aumenta o número de ciclistas iniciantes, pedestres e crianças de bikes, patins, carrinhos de bebê com os pais e etc.

E infelizmente temos vários pedestres que não conseguem distinguir o local que eles devem caminhar. Existem pistas compartilhadas e locais específicos para ciclistas, que raramente são respeitados. Sem mais delongas, vamos para as dicas.

Cuidado com as Crianças.

Sabemos que as crianças são imprevisíveis quando estão brincando num espaço aberto, portanto quando ver crianças de bike, de patins ou caminhando, aumente ao máximo a sua atenção. Diminua a velocidade, buzine (caso tenha na sua bike), fale em alta voz, apite (caso tenha). De alguma forma chame a atenção para comunicar que você está passando.

criança pedalando em dia de chuva com capacete
Imagem Meramente Ilustrativa.

Se for retornar, ou seja, mudar o sentido, olhe bem antes de fazer a volta, encoste no canto, sempre do lado direito, olhe, tenha certeza de não ver ninguém e só assim mude sua rota.

Preste muita atenção nas crianças de bike, geralmente elas pedalam em zig zag ou olhando para baixo.

Ciclovias, Ciclo Faixas em Más Condições.

Não sei como é a manutenção das ciclovias na sua cidade. Aqui em Foz do Iguaçu, onde moro, a grande maioria delas são não boas. Por ser uma cidade turística, acredito que deveria ter mais kms e mais manutenção. Mas enfim, agora uma empresa Federal tomou a frente e está fazendo ciclovias sensacionais, asfaltadas e com iluminação de led.

ciclovia intrasitavel com buraco enorme no meio
Imagem Meramente Ilustrativa

Portanto, se você estiver transitando por uma ciclovia esburacada, sem manutenção, diminua ainda mais sua velocidade e fique atento aos buracos, pedras e etc. Com esses cuidados você pode evitar um acidente. Mesmo porque, essas ciclovias podem estar cheias de ciclistas iniciantes, assim como você.

Sinalização

Atente aos cruzamentos, nem todos tem uma comunicação efetiva. Mesmo aqueles com semáforo, preste bem atenção antes de atravessar. É mais fácil confiar no que você está vendo, até mesmo porque, tem muito ciclista e motorista doido por aí.

A sua velocidade e a do veículo são diferentes, as vezes ele acha que dá tempo de atravessar e você vem bem mais rápido do que ele imagina, ou vice versa. Sempre sinalize com as mãos a sua intenção. Assim você consegue alertá-lo.

Celular

Com certeza é o maior causador de acidente de trânsito. A gente fica dependente desse aparelho e em alguns momentos, como pedalando, é melhor esquecê-lo. Se apitar mensagem, deixa quieto, a pessoa não tem urgência de falar contigo.

Se o celular tocar encoste fora da ciclovia e atenda o telefone. Pelo amor de Deus não pare no meio da ciclovia, você pode causar um acidente feio.

Descidas Íngremes

Coloque seu foco nas crianças, sabemos que elas não tem noção do perigo e para elas tudo é muita diversão. Elas não tem noção de velocidade, espaço e direção.

ciclista equipado descendo muito rapido
Imagem Meramente Ilustrativa

Fique longe delas, e se possível, olhe o ambiente num todo para ter certeza que não vem ninguém na sua direção. Se você é pai (mãe) e gosta de levar seus filhos para pedalar na ciclovia, ótimo, estimule mesmo, porém fique atento ao comportamento dos pequenos e veja se a bike dele está apta para pedalar no local. Se não estiver, segure-o e quando chegar num local mais seguro, deixe a criança pedalar de volta.

Aliada Importante

Boa ou ruim, as ciclovias são uma ferramenta importante para você ciclista iniciante. Você vai poder praticar com mais segurança e a enfrentar seus medos do trânsito da cidade.

Portanto, aproveite bem essa estrutura para ser mais auto confiante no pedal. E quanto mais uso fazemos das ciclovias, mais dizemos para as autoridades a necessidade de mais kms de ciclovia.

Não tenha pressa e respeite quem está na ciclovia. Pedestre ou ciclista, certo ou errado, é melhor orientar do que arrumar confusão.

pedestres andando em ciclovia compartilhada
Imagem Meramente Ilustrativa

Mesmo em ciclovia, pedalando muito devagar e poucos km, o uso dos equipamentos de segurança é sempre bem vindo. Use-os, acenda farol e pisca traseiro, assim as pessoas pode te ver antes.

Gostou, Fez Sentido pra Você? Comente, compartilhe.

Bom pedal e fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *