Você Sabe como Evitar Lesões? Descubra Agora…

Você sabe como evitar algumas lesões?

Se você está começando pedalar agora e/ou pedala a pouco tempo, minha primeira dica é: faça um check up médico. Assim poderá diagnosticar lesões pré existentes.

Após esse check up, atitudes e a postura correta na bike podem evitar danos maiores. Por isso, previna-se! Agora, vamos comentar sobre algumas dicas e partes do seu corpo que precisam ter um cuidado especial.

A bike tem que estar devidamente ajustada.

Existem algumas formas, “olhômetro” de se ajustar a bike e que na grande maioria das vezes dá certo, mas o mais correto é fazer um bike fit, onde todas as medidas são ajustadas com precisão, lembrando que alguns mililitros pra mais ou pra menos numa bike fazem toda a diferença, tanto pra melhor quanto pra pior.

tirando medida das pernas do ciclista
Bike Fit – Imagem Meramente Ilustrativa

São esses acertos precisos de altura de guidão, tamanho do quadro, tamanho do suporte do guidão, ajuste do selim, tamanho do pedivela entre outros é que vai te dar uma postura correta, te proporcionará mais conforto e evitará lesões. Procure um profissional qualificado.

Qual bike escolher?

Dentre todos os acertos que são necessários para manter a postura correta, esse com certeza é o mais importante. É preciso conhecer um pouco sobre seu corpo e como vai se comportar encima da bike. Por exemplo: as bikes dobráveis foram desenvolvidas para trajetos curtos, elas tem um tamanho único e não tem muitas opções para personalizar os ajustes.

As bikes que oferecem maiores opções de acertos são as MTB, as Speeds e as Híbridas. Os fabricantes oferecem tamanhos variados de quadros, suspensões mais macias/duras e etc. Os modelos mais tradicionais e básicos, que são vendidos em grande magazines tem um tamanho único, geralmente M, indicado para pessoas de 1.60 e 1.70m.

Dores no Períneo

Alguns selins podem ser desconfortáveis e podem causar dores no períneo (região onde estão situados os órgãos genitais e o ânus). A regulagem incorreta da sua bike, a roupa incorreta, entre outras coisas, podem influenciar para que isso ocorra.

Quando o nervo dessa região é submetido a grande compressão, principalmente por um longo espaço de tempo, ocorre dormência e falta de sensibilidade entre as pernas.

Isso pode ser evitado com a altura correta do selim, use bermudas apropriadas para ciclismo (com forro), enquanto estiver pedalando mude sua posição, entre em pé e sentado, faça atividades física que fortaleçam o Core (abdome, lombar e quadril). Caso a dor não pare procure um médico especialista.

ciclista com dor no core
Imagem Meramente Ilustrativa

Hoje existem modelos de selim que são acolchoados, que são feitos em gel, vazados e que ajudam a aliviar a pressão nessa região.

Dores na Panturrilha

O selim muito baixo, faz com que o ciclista force muito os membros inferiores das pernas, pois ele é obrigado a mudar a posição dos pés. Também existe a possibilidade de haver incômodo no calcanhar.

Dores na Coluna

Pedalar de forma errada pode causar lesões na coluna vertical. Isso acontece porque ao apoiar suas mãos no guidão seu corpo é projetado pra frente e ao mesmo tempo seu olhar fica fixado no horizonte, isso pode gerar uma sobrecarga nas suas costas.

Não permita que os momentos de prazer do ciclismo tragam momentos desagradáveis por causa da sua postura incorreta.

Dores na Cervical

O posicionamento do guidão é o maior responsável pelas dores na região do pescoço. Se ele não for adequado e você não estiver na posição correta, pode haver uma descarga de peso nos seus ombros, braços e uma flexão exagerada na cervical.

ciclista com dor na cervical
Imagem Meramente Ilustrativa

Preserve-se dessas dores, pedale com os braços levemente flexionados e faça alongamentos antes e depois de pedalar.

Dores nos Punhos

De novo vemos a importância do ajuste do guidão (e do suporte do guidão), ele é um dos pontos de contato do nosso corpo com a bike. O excesso de peso sobre seus punhos, além da dor, podem causar dormência, inclusive nas mãos.

O manete de freio/câmbio na posição incorreta também é outro fator que poderá causar essas dores e dormência. Suas mãos precisam estar alinhadas ao seu antebraço.

Dores nos Joelhos

A regulagem errada da altura do selim pode causar dores nos joelhos, a mais comum é a tendinite, que é a inflamação dos tendões. Se estiver pedalando da maneira errada, exercendo uma sobrecarga sobre eles, sua musculatura pode ser prejudicada com isso.

Por exemplo: marchas muito pesadas em subidas podem lesionar seus joelhos, novamente, alongamento é de extrema importância.

ciclista com dor no joelho
Imagem Meramente Ilustrativa

Lembre-se, a intenção do artigo é evitar essas dores e não fazê-lo desistir de pedalar. Eu pedalo há mais de 6 anos e os únicos problemas que tive foram a dormência das mãos e dos pés. E foram sanados com uma simples regulagem do tamanho do suporte do guidão e do taco da sapatilha, respectivamente.

OBS: Escolha a bike correta, ajuste-a e simplesmente curta a vida pedalando, faça amigos, conheça lugares que ainda não conhece. Viva. E quando sentir dor, procure um médico especializado e só continue pedalando se ele te autorizar, caso contrário faça seu tratamento primeiro e depois continue. Cuide de você!

Comente suas experiências, compartilhe.

Bom pedal e fique com Deus.

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